Ator acusado de assédio comemora indicação ao Globo de Ouro

Acusado de “comportamento inadequado” e afastado da Academia Australiana de Cinema e TV, o ator Geoffrey Rush (“O Discurso do Rei”) recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2018 por sua atuação […]

Acusado de “comportamento inadequado” e afastado da Academia Australiana de Cinema e TV, o ator Geoffrey Rush (“O Discurso do Rei”) recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2018 por sua atuação na série limitada “Genius”, em que interpretou Albert Einstein. Em uma comemoração discreta, ele afirmou acreditar na “complexidade da humanidade”.

A íntegra de seu comunicado diz: “Esta é uma boa notícia para Albert Einstein. Eu acredito na ciência. Eu também acredito na complexidade da humanidade. Tenho a honra de estar na companhia de candidatos nomeados que, com sua arte, se esforçaram para definir a multiplicidade de dimensões na experiência masculina”.

Rush pediu licença do cargo de presidente da Academia Australiana após ser envolvido em alegações de assédio durante uma montagem teatral da peça “Rei Lear”, de Shakespeare. O ator de 66 anos negou as acusações, que vieram à público no final de novembro, quando a Companhia de Teatro de Sydney informou ter recebido queixas contra seu comportamento.

Vencedor do Oscar em 1997 por seu papel em “Shine — Brilhante” e indicado outras três vezes – a última por “O Discurso do Rei” (2010) – , o ator está processando o jornal australiano The Daily Telegraph por publicar a notícia. Em comunicado anterior, Rush afirmou desconhecer os detalhes das acusações contra ele. “Desde o momento em que soube dos rumores de denúncia, falei imediatamente com a direção da Companhia de Teatro de Sydney pedindo um esclarecimento dos detalhes do comunicado. Eles se negaram a me dar detalhes”.

A academia australiana também emitiu uma nota confirmando a decisão de Geoffrey Rush de “se afastar de forma voluntária”, na qual diz apoiar “um procedimento que respeite tanto o direito à presunção de inocência e a um processo justo, como também à boa gestão da direção nestas circunstâncias”.

Rush vai disputar o Globo de Ouro com Robert De Niro (por “O Mago das Mentiras”), Jude Law (“The Young Pope”), Kyle MacLachlan (“Twin Peaks”) e Ewan McGregor (“Fargo”).

Já Jeffrey Tambor e Kevin Spacey, que também foram objeto de denúncias recentes, não foram indicados por suas atuações em “Transparent” e “House of Cards”, respectivamente, apesar de ambos terem vencido Globos de Ouro por suas interpretações nas duas séries há dois anos.