Filme libanês de ex-assistente de Tarantino ganha trailer em busca de vaga no Oscar 2018

O premiado filme libanês “The Insult” ganhou seu primeiro pôster americano e trailer com legendas em inglês. A prévia é extremamente eficaz, combinando cenas agitadas de protestos nas ruas de Beirute com […]

O premiado filme libanês “The Insult” ganhou seu primeiro pôster americano e trailer com legendas em inglês. A prévia é extremamente eficaz, combinando cenas agitadas de protestos nas ruas de Beirute com imagens solenes de um julgamento por agressão.

No tribunal, um cristão libanês acusa um refugiado palestino de agressão, mas ambos são obrigados a abordar as consequências de um xingamento, desferido pelo cristão, que se transformou em briga pública violenta, refletindo a divisão politica, religiosa e cultural do Líbano. Kamel El Basha, intérprete do palestino, foi premiado como Melhor Ator no Festival de Veneza deste ano.

A direção é de Ziad Doueiri, que começou sua carreira cinematográfica como assistente de câmera de ninguém menos que Quentin Tarantino, em filmes como “Cães de Aluguel” (1992), “Pulp Fiction” (1994) e “Jackie Brown” (1997). “The Insult” é seu quarto longa como diretor, sempre se debruçando sobre conflitos culturais de etnias do Oriente Médio, e todos têm sido consistentemente premiados.

Candidato libanês à vaga entre os indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2018, “The Insult” também venceu o prêmio do público no recente AFI Fest, festival do American Film Institute, e ganhou maior relevância após o diretor ser ameaçado de prisão pelos militares de seu país. O filme tem cenas filmadas em Israel, o que é considerado um crime no Líbano. Doueiri chegou a ser detido, mas o apoio público do Ministério da Cultura do Líbano, com o aceno ao Oscar, evitou o pior.

O lançamento comercial está marcado para 26 de janeiro nos Estados Unidos e ainda não há previsão para sua chegada ao Brasil.