Atores de One Tree Hill manifestam apoio às atrizes e roteiristas da série após denúncia de assédio

Os atores da série clássica “One Tree Hill”, exibida na TV aberta brasileira como “Lances da Vida”, manifestaram-se em apoio às atrizes e roteiristas, após a denúncia de assédio sexual contra Mark […]

Os atores da série clássica “One Tree Hill”, exibida na TV aberta brasileira como “Lances da Vida”, manifestaram-se em apoio às atrizes e roteiristas, após a denúncia de assédio sexual contra Mark Schwahn, criador e showrunner da produção. Os atores Chad Michael Murray, Bryan Greenberg, Austin Nichols, James Lafferty, Stephen Colletti, Antwon Tanner, Lee Norris e Robert Buckley foram às redes sociais demonstrar que estão ao lado das colegas.

“Chocado e entristecido ao saber o que as mulheres de ‘OTH’ passaram”, escreveu Bryan Greenberg no Twitter. “Tenho orgulho do pronunciamento delas. E me posiciono ao seu lado”, completou. “Isto é inaceitável”, comentou Austin Nichols. “Eu apoio todas as mulheres de ‘OTH’ que se ergueram contra o sistema que falhou em protegê-las”, disse James Lafferty. “As mulheres de ‘OTH’ sempre foram fortes e incríveis. Hoje, elas nos deixaram mais orgulhosos ao se posicionar como um farol para o que é certo e liderar a mudança no clima da sociedade”, resumiu Chad Michael Murray.

Os comentários foram motivados por uma carta aberta assinada pelas atrizes e parte da equipe feminina da série, após a roteirista Audrey Wauchope, que escreveu para a atração em 2011, denunciar um showrunner que tocava nela e em outras mulheres de forma inapropriada, dizendo-se “inspirada pela denúncia contra Andrew Kreisberg”, suspenso das séries de super-heróis da rede CW.

Após a publicação, as atrizes Sophia Bush, Hilarie Burton e Bethany Joy Lenz, entre outras, se juntaram para dar nome ao assediador da roteirista. O grupo afirma que “o comportamento de Mark Schwahn durante as gravações de ‘One Tree Hill’ era como um ‘segredo conhecido’. Muitas de nós fomos, em graus diferentes, manipuladas psicológica e emocionalmente. Mais de uma nós ainda está em tratamento de estresse pós-traumático. Muitas de nós fomos colocadas em situações desconfortáveis e tivemos que aprender a lutar, muitas vezes fisicamente, porque ficou claro para nós que os supervisores na sala não eram os protetores que deveriam ser”.

A carta também diz que as mulheres se uniram nos bastidores para tentar criar um ambiente mais seguro, alertando as novas funcionárias sobre os casos e muitas ouviram que se tudo isso fosse divulgado na época, a série seria cancelada, deixando várias pessoas sem emprego: “Essa não é uma pressão apropriada para colocar em jovens garotas”.

“Muitas de nós ficamos em silêncio em público, mas tivemos canais de comunicação muito abertos em nosso grupo e em nossa indústria, porque queríamos que ‘One Tree Hill’ permanecesse o lugar ‘onde tudo é melhor e tudo é seguro’ para os nossos fãs; alguns dos quais disseram que a série literalmente salvou suas vidas. Mas a realidade é que nenhum espaço é seguro quando se tem um câncer escondido e contagioso. Trabalhamos para recuperar nosso poder, apreciando as boas lembranças. Mas há mais trabalho a ser feito”, conclui o texto, assinado pelas atrizes Sophia Bush, Hilarie Burton, Bethany Joy Lenz, Danneel Harris, Michaela McManus, Kate Voegele, Daphne Zuniga, India DeBeaufort, Bevin Prince, Jana Kramer, Shantel Van Santen e Allison Munn, e pela “brava equipe” Audrey Wauchope, Rachel Specter, Jane Beck, Tarin Squillante, Cristy Koebley e JoJo Stephens.

Após a denúncia, o canal pago E! e as produtoras Universal Cable Productions e Lionsgate Television, responsáveis pela série atual comandada por Schwahn, “The Royals”, afirmaram que estão investigando as informações cuidadosamente para verificar se o problema continua e se dizem comprometidas em criar uma ambiente seguro de trabalho.

Veja abaixo os tuítes de apoio dos atores da série, que foi exibida entre 2003 e 2012 nos Estados Unidos – também na rede CW, que suspendeu Kreisberg na semana passada por comportamento similar nos bastidores de “Arrow”, “The Flash”, “Supergirl” e “Legends of Tomorrow”.