The Walking Dead tem pior estreia de temporada em cinco anos

A estreia da 8ª temporada de “The Walking Dead” foi vista ao vivo por 11,4 milhões de telespectadores nos Estados Unidos. Parece muita gente, e de fato foi o suficiente para liderar […]

A estreia da 8ª temporada de “The Walking Dead” foi vista ao vivo por 11,4 milhões de telespectadores nos Estados Unidos. Parece muita gente, e de fato foi o suficiente para liderar a audiência do domingo (22/10) na TV paga americana. Mas os números representam o pior público de uma estreia de temporada da série nos últimos cinco anos.

Desde 2013, todas as aberturas de temporada renderam mais audiência. Em 2015, foram 14,6 milhões de pessoas. No ano passado, o número chegou a 17 milhões. A comparação demonstra uma queda brutal. “The Walking Dead” perdeu 5,6 milhões de telespectadores – mais que o público de todas as séries da DC Comics na rede CW juntas.

O fato é preocupante porque o episódio de estreia costuma render a maior audiência do ano. E embora muitos se recusem a encarar a realidade, o capítulo também teve a pior história de abertura de temporada de toda a série, marcado por uma narrativa fragmentada com flashforwards, numa imitação de “Lost”, e ações sem lógica dos personagens – a ponto de o diretor do capítulo ter precisado justificá-las em entrevistas para a imprensa norte-americana.

Caso em questão: cercado por inimigos, o vilão Negan (Jeffrey Dean Morgan) sai de seu esconderijo, encara os adversários como um pavão e faz um longo discurso sobre o tamanho de partes de sua anatomia sem que ninguém dispare um tiro sequer. Ele tem tempo até para ameaçar a estabilidade dos rivais, à distância de um cuspe, sem se sentir ameaçado. Mas se a dúzia de “soldados” de Rick (Andrew Lincoln) presentes na cena disparasse, o pavão seria depenado. Fim da “guerra total” com o mínimo de mortes, graças à eficiente eliminação do “Hitler” da atração.

Porém, o episódio foi escrito pelo showrunner Scott M. Gimple, responsável pelo ritmo de zumbi que a trama adotou.

Gimple assumiu “The Walking Dead” justamente em 2013 e, enquanto a audiência aumentava, era cumprimentado por não fazer nada demais. Sua marca como showrunner tem sido basicamente transcrever as histórias dos quadrinhos de Robert Kirkman para as telas. Desde que Glen Mazzara surpreendeu ao matar Andrea (Laurie Holden) em sua despedida, no final da 3ª temporada, nenhum outro personagem da série morreu fora de seu arco nos quadrinhos. Por isso, Glenn (Steven Yeun) e Abraham (Michael Cudlitz) eram mortes certas. E por isso o suspense acabou na produção.

A 7ª temporada marcou o ponto “alto” das transcrições, com episódios citando diálogos dos quadrinhos integralmente. Assim, além do suspense, o próprio ritmo da série ficou comprometido, dada a obsessão em retratar uma edição por episódio – 20 e poucas páginas de quadrinhos transformadas em 40 e poucos minutos televisivos…

Em contraste com “Game of Thrones”, que melhorou e disparou sua audiência ao se distanciar da trama original – até porque a trama superou a história publicada – , “The Walking Dead” só tem piorado e perdido público ao aderir de forma obsessiva ao material pré-existente.

A queda de audiência é um alerta. Ela demostra consolidação de tendência, pois a diferença de 5,6 milhões de telespectadores entre os começos da 7ª e da 8ª temporadas iguala o público que assistiu ao final do arco anterior. De acordo com os dados da Nielsen, o final da temporada passada foi visto por 11,3 milhão de telespectadores, basicamente o mesmo público da estreia da nova fase. E aquele também foi o pior público de final de temporada da série em cinco anos.

Isto representa uma queda de 32,9%. Um terço das pessoas que sintonizaram a estreia do ano passado desistiram de continuar acompanhando a história. E não voltaram para retomar a série em 2017. Isto é um fato considerável. Outros sucessos de audiência, quando tiveram quedas brutais, jamais se recuperaram.