A ator Sean Penn tentou impedir a estreia da série documental “Quando Conheci El Chapo”, que foi disponibilizada nesta sexta-feira (20/10) na Netflix. De acordo com o jornal New York Times, Penn teria pedido ao serviço de streaming que editasse a forma como ele foi retratado, porque daria a entender que ele ajudou as autoridades a capturarem o traficante, o que não seria verdade e ainda colocaria sua vida em risco. A Netflix, porém, se recusou a fazê-lo.
Diante das negativas, Penn ainda mobilizou seus advogados para barrar a exibição, mas não houve tempo suficiente para uma ação antes do lançamento.
Para quem não lembra, El Chapo, maior traficante do México, foi capturado após aceitar participar de uma entrevista para a revista Rolling Stone, que foi realizada por Sean Penn. O encontro entre o criminoso e o ator aconteceu por meio de intermediação da atriz mexicana Kate del Castillo, que é a narradora da série da Netflix.
“É repreensível que, em seus contínuos e implacáveis esforços para obter atenção e publicidade adicionais, a Sra. Del Castillo e sua equipe procurem criar esta narrativa profundamente falsa, tola e imprudente. A noção de que o Sr. Penn ou qualquer pessoa em seu nome alertou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos para a viagem é uma fabricação completa e uma mentira. Nunca aconteceu, nem teria havido nenhuma razão para isso ter acontecido”, afirmou o porta-voz de Penn, Mark Fabiani.
O produtor da série David Broome rebateu a polêmica. “Nunca dissemos no documentário que Sean Penn estava em conluio com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.”
A Netflix também se manisfestou sobre o caso, dizendo que o ator se recusou a contar sua versão da história na série. “Penn teve oportunidade em múltiplas ocasiões de participar de ‘Quando Conheci El Chapo’ e não o fez. Os eventos em torno do agora infame encontro foram bem cobertos [pela imprensa], incluindo pelo próprio Penn na entrevista da Rolling Stone e em seus muitos comentários públicos desde então. O única novidade dessa série é dar a Kate a chance dela de contar o seu lado dessa história mais estranha que ficção.”
A série já está disponível na Netflix.