Uma das figuras políticas mais interessantes e lúcidas do Brasil, o jornalista Fernando Gabeira virou tema de documentário. O trailer adianta algumas de suas opiniões contundentes, além de traçar sua história com imagens de arquivo, desde o combate à ditadura, a anistia e a famosa tanga, que usou no Rio ao voltar do exílio.
Há também registros de sua passagem pelo Congresso Nacional, com discursos que continuam atuais, e sua grande autocrítica, que deixa esquerda e direita sem saber direito qual é seu lado do muro. Ele só não fica em cima do muro, como comprova uma frase síntese da prévia, sobre o Impeachment da “presidenta” Dilma Rousseff: “Nos livramos da parte central da quadrilha, mas a parte secundária assumiu”.
O documentário também traz depoimentos de figuras tão diversas quanto Nelson Motta, Cora Rônai, Armínio Fraga, o já falecido poeta Ferreira Gullar e até sua filha surfista, Maya Gabeira.
Dirigido por Moacyr Góes (“Bonitinha, mas Ordinária”), o filme, intitulado “Gabeira – Eu Não Fui Preparado para a Vida Doméstica”, chega aos cinemas no dia 23 de novembro.