Série do espião Jack Ryan ganha seus primeiros teasers

A Amazon divulgou dois teasers de “Jack Ryan”, série sobre o espião criado pelo escritor Tom Clancy. Os vídeos não revelam personagens ou trama, mas o clima da atração, com a fabricação […]

A Amazon divulgou dois teasers de “Jack Ryan”, série sobre o espião criado pelo escritor Tom Clancy. Os vídeos não revelam personagens ou trama, mas o clima da atração, com a fabricação de bombas e pagamentos por produtos clandestinos.

A série não será uma adaptação literal dos livros de Clancy, como foram os primeiros filmes, mas uma nova versão contemporânea do personagem, utilizando os romances como fonte. Embora não seja um recruta iniciante como no longa mais recente, “Operação Sombra – Jack Ryan” (2014), ele vai aparecer como um analista da CIA, cujo trabalho brilhante acaba levando-o para sua primeira missão de campo, em pleno Oriente Médio.

O projeto foi uma iniciativa da Paramount, estúdio responsável pelos filmes, que buscou Michael Bay (o diretor de “Transformers”) para produzir a adaptação. Mas a criação é do roteirista-produtor Carlton Cuse (séries “Lost”, “Bates Motel”) e do ex-marine Graham Roland (roteirista das séries “Lost” e “Fringe”).

“Jack Ryan” terá John Krasinski (da série “The Office”) como protagonista e marcará um reencontro entre o ator e Michael Bay, que o dirigiu no recente thriller de ação militar “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”.

Ao contrário de outros heróis literários, que se tornaram bastante identificados com seus intérpretes de cinema, Jack Ryan já foi vivido por quatro atores diferentes em cinco filmes. O único a repetir o papel foi Harrison Ford nos anos 1990. E isto facilitará o trabalho de Krasinski.

Para quem não lembra, a história do agente Jack Ryan no cinema começou em 1990 com o longa “Caçada ao Outubro Vermelho”, que tinha Alec Baldwin no papel principal. Depois vieram “Jogos Patríoticos” (1992) e “Perigo Real e Imediato” (1994) com Harrison Ford como protagonista. A franquia tentou um primeiro reboot com Ben Affleck em “A Soma de Todos os Medos” (2002) e uma nova tentativa de recomeço com Chris Pine em “Operação Sombra – Jack Ryan” (2014), o que acabou rendendo um rejuvenescimento contínuo do personagem, que viveu suas aventuras praticamente em ordem decrescente.

Apesar de ser uma série, o resgate do personagem também contará com um cineasta atrás das câmeras: o norueguês Morten Tyldum (“Passageiros”) assina o piloto.

A Amazon ainda não divulgou a data de estreia da série, mas a estimativa é que aconteça ainda em 2017.