Itália escolhe coprodução brasileira para vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

A Itália selecionou o filme “A Ciambra” como seu candidato à disputa da vaga no Oscar 2018, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O longa é uma coprodução com o […]

A Itália selecionou o filme “A Ciambra” como seu candidato à disputa da vaga no Oscar 2018, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O longa é uma coprodução com o Brasil, os Estados Unidos e mais três países europeus. Em seu time de produtoras, figura a RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira, além do americano Martin Scorsese.

Escrito e dirigido por John Carpignano (“Mediterranea”), o filme é expansão de um curta homônimo, premiado no Festival de Cannes em 2014. A trama se passa em uma comunidade cigana na região da Calábria, sul do país, e acompanha o rito de passagem de um jovem cigano de 14 anos. O personagem é interpretado pelo ator Pio Amato (também de “Mediterranea”).

“A Ciambra” foi exibido no começo do ano na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, onde recebeu o prêmio Europa Cinemas Label.