Antonio Banderas viverá Picasso na 2ª temporada da série Genius

O canal pago National Geographic anunciou Antonio Banderas como protagonista da 2ª temporada da série “Genius”, que será focada no artista plástico Pablo Picasso.

“Picasso foi uma figura muito famosa e, no entanto, muito enigmática. Não sabemos muito sobre sua vida ou sobre o que o inspirou, o que o estimulou, o que o perturbou. Ele viveu uma vida turbulenta e, em meio a isso, alcançou uma enorme grandeza artística em muitas formas e modalidades, ao longo de muitos anos”, disse Howard, na entrevista coletiva que apresentou o tema dos próximos capítulos.

Símbolo do cubismo, Pablo Picasso se tornou um dos artistas mais completos do século 20. Com mais de 50 mil peças, o pintor espanhol ficou imortalizado, acima de tudo, pelos quadros “As Meninas D’Avignon” (1907) e “Guernica” (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

A vontade de Banderas de viver o pintor é antiga: em 2012, ele estava escalado para interpretar Picasso no filme “33 Dias”, de Carlos Saura, mas o projeto acabou não sendo realizado.

“A história da vida de Pablo Picasso há muito me fascina e tenho enorme respeito por esse homem, que nasceu no mesmo lugar que eu, Málaga”, disse Banderas em um comunicado. “Estou entusiasmado em trabalhar com a National Geographic e os produtores de ‘Genius’ para contar a autêntica história de um dos pintores mais inovadores do mundo”.

Ron Howard acrescentou: “Antonio era a escolha natural. Ele, como Picasso, tem uma abordagem sem barreiras para a vida, que irá adicionar a autenticidade que estamos procurando. Ele tem um alcance tão tremendo como um ator, que vai trazer este artista brilhante e não convencional à vida”.

A 1ª temporada de “Genius” trouxe Geoffrey Rush (“Piratas do Caribe”) no papel de Einstein, e teve uma média de 1 milhão de telespectadores ao vivo nos Estados Unidos.

A escolha de Picasso como tema da nova temporada serve para demonstrar, segundo o criador e showrunner Kenneth Biller, que “Genius” não é uma série sobre cientistas. “Assim como Albert Einstein, buscávamos um personagem que tenha visto o mundo de uma maneira completamente diferente, e que tenha mudado o modo como vemos o mundo. E isso é algo que essas duas figuras têm em comum, um no mundo científico, outro no mundo artístico”.

A previsão de estreia da 2ª temporada é para meados de 2018.