Have A Nice Day: Veja vídeos e imagens da animação chinesa que parece filme de Tarantino

A animação chinesa “Have A Nice Day” ganhou trailer, cena e pôster, que demonstram porque o filme de Liu Jian é considerado o thriller mais adulto já desenhado. A obra surpreende por […]

A animação chinesa “Have A Nice Day” ganhou trailer, cena e pôster, que demonstram porque o filme de Liu Jian é considerado o thriller mais adulto já desenhado. A obra surpreende por vir de um país pouco reconhecido pela qualidade de seus longas animados, e apresenta pouca mobilidade em relação aos animes japoneses. Entretanto, suas duas dimensões e quadros parados são suficientes para impressionar nas prévias disponíveis, com diálogos e violência que remetem ao cinema de Quentin Tarantino, Park Chan-wook e Johnny To.

A trama gira em torno do roubo de US$ 1 milhão, cometido por um motorista para consertar uma cirurgia plástica em sua namorada, que coloca um gângster e um ladrão em seu rastro.

Segundo longa animado de Liu Jian, o filme arrancou suspiros e elogios da crítica ao ser exibido no Festival de Berlim deste ano, mas também chamou atenção do governo chinês, que, assim como o público, ficou surpreso com o conteúdo do desenho e passou a censurar o esforço dos produtores de exibi-lo nos cinemas. Convidados a participar do Festival de Annecy, o mais importante da animação mundial, os produtores de “Have A Nice Day” foram proibidos de viajar e pediram para o filme ser retirado do evento, em meio a ameaças de represália. Seu crime teria sido realizar um retrato do crime na China mais pesado que os longas com atores reais.

Após esta controvérsia, “Have A Nice Day” conseguiu ser liberado para outros eventos internacionais, não se sabe se com nova edição, mas ainda não tem data de estreia comercial marcada, nem na China nem em nenhum outro país.