FX vai produzir minissérie da Guerra do Vietnã com direção de Michael Mann

O canal pago americano FX venceu uma disputa acirrada pelos direitos de exibição da minissérie de guerra “Huê 1968”, produzida e dirigida pelo cineasta Michael Mann (“Inimigos Públicos”). A atração é baseada […]

O canal pago americano FX venceu uma disputa acirrada pelos direitos de exibição da minissérie de guerra “Huê 1968”, produzida e dirigida pelo cineasta Michael Mann (“Inimigos Públicos”).

A atração é baseada no romance homônimo de Mark Bowden, autor também da obra que virou o filme “Falcão Negro em Perigo” (2001). Lançado em junho nos Estados Unidos, o livro foi aclamado pela crítica.

“Huê 1968” retrata a Ofensiva do Tet, o grande ataque dos vietcongs às tropas dos EUA e do Vietnã do Sul em 1968, momento de virada no rumo da Guerra do Vietnã e uma das batalhas mais sangrentas do século 20. Mas pior que a ofensiva inimiga foi a reação americana, cuja força desmedida causou uma grande tragédia, ao vitimar milhares de civis.

A famosa foto de uma garota correndo nua desesperada, após ser queimada por napalm, correu o mundo na época, denunciando a barbárie da guerra química realizada no Vietnã. O impacto fez a própria população americana questionar a guerra e o governo americano foi pressionado a começar a retirar suas tropas em 1971. Mas ainda foi preciso o escândalo de Watergate para os republicanos perderem a maioria no Congresso, o que finalmente permitiu que os EUA abandonassem a guerra em 1975. A decisão, porém, ocorreu já com os vietcongs na capital do Vietnã do Sul, e com os últimos militares e integrantes do consulado americano tendo apenas a opção da fuga improvisada em helicópteros, completamente derrotados e humilhados.

A adaptação televisiva terá 10 episódios, com coprodução de Michael De Luca, responsável por sucessos cinematográficos como “A Rede Social” (2010) e “Cinquenta Tons de Cinza” (2015).