Filme do Plano Real faturou apenas 10% de seu orçamento nas bilheterias

Os economistas retratados em “Real – O Plano Por Trás da História” diriam que a produção foi um péssimo investimento. Há cerca de 40 dias em cartaz, o filme rendeu nas bilheterias […]

Os economistas retratados em “Real – O Plano Por Trás da História” diriam que a produção foi um péssimo investimento. Há cerca de 40 dias em cartaz, o filme rendeu nas bilheterias apenas 10% de seu orçamento, segundo dados do site Filme B.

Com direção de Rodrigo Bittencourt (do péssimo “Totalmente Inocentes”), “Real – O Plano Por Trás da História” levou 47 mil pessoas aos cinemas, arrecadando R$ 791 mil até o último fim de semana. Para ser feito, a produção consumiu um orçamento de R$ 8 milhões, de acordo com o produtor Ricardo Fadel Rihan.

“A bilheteria realmente não foi o que nós esperávamos. Tenho dificuldade de entender porque a história incomodou tanta gente”, afirmou Rihan à revista Veja.

De fato, o longa foi considerado incômodo por cineastas do festival Cine PE, onde faria sua pré-estreia, levando à retirada de sete filmes da programação em protesto contra o que, segundo manifesto, seria uma seleção que favorecia “um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuam e financiaram o golpe ao Estado Democrático de Direito ocorrido no Brasil em 2016”.

Com o adiamento do Cine PE, “Real – O Plano Por Trás da História” acabou perdendo esse espaço de divulgação.

O longa é inspirado no livro “3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão”, do jornalista Guilherme Fiuza (autor do romance que virou o filme “Meu Nome Não É Johnny”), e conta como a equipe econômica reunida por Fernando Henrique Cardoso criou uma nova moeda para o Brasil, logo após o Impeachment do Presidente Collor, nos anos 1990. O personagem central é Gustavo Franco (vivido por Emílio Orciollo Neto), jovem economista que se tornaria presidente do Banco Central.

Apesar do fracasso nos cinemas, o filme ainda tem uma carreira longa. A partir de 20 de julho, chegará às plataformas de streaming, incluindo Apple TV, Net Now e Vivo Play. Depois disso, os produtores negociarão a exibição em canais de TV por assinatura e TV aberta.

O longa também está confirmado no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, que ocorre em setembro.