Michael Bond (1926 – 2017)

O escritor inglês Michael Bond, criador do famoso urso Paddington, morreu na terça-feira (27/6) em sua casa aos 91 anos, “após uma curta doença”, segundo informou a editora HarperCollins em um comunicado. […]

O escritor inglês Michael Bond, criador do famoso urso Paddington, morreu na terça-feira (27/6) em sua casa aos 91 anos, “após uma curta doença”, segundo informou a editora HarperCollins em um comunicado.

Roteirista de produções infantis do canal de televisão britânico BBC, Michael Bond escreveu 11 livros sobre as aventuras do urso falante Paddington, entre 1958 e 1979, que venderam mais de 30 milhões de exemplares e foram traduzidos em mais de 30 línguas.

Bond disse que a inspiração para o personagem veio ao ver um urso de pelúcia e se perguntar o que aconteceria se um urso de verdade desembarcasse na estação Paddington. “Eu escrevi para meu próprio prazer”, disse à BBC em 2014. “Em 10 dias, eu tinha o que acabou se tornando meu livro em mãos”.

A saga de Paddington acompanha a história de um urso peruano que chega em Londres na estação de Paddington com uma mala contendo um pote de marmelada de laranja quase vazio e uma etiqueta em seu pescoço: “Por favor, cuide desse urso. Obrigado”.

Uma família inglesa, os Brown, acolhe o urso, sem saber o que os espera, uma vez que Paddington é extremamente desastrado.

Nos anos 1970, a BBC adaptou as histórias de Paddington numa série animada que fez grande sucesso, rendendo, ao longo dos anos, mais duas versões diferentes, exibidas até 2013. Mas só recentemente o personagem chegou ao cinema. No filme “As Aventuras de Paddington” (2014), o urso ganhou a voz de Ben Whishaw (“007 Contra Spectre”), e o próprio Bond integrou o elenco, numa pequena participação.

Uma continuação, “As Aventuras de Paddington 2”, tem estreia prevista para novembro no Brasil, e já há planos para um terceiro filme.