Ator de 77 anos de O Artista é condenado à prisão nos Estados Unidos

O veterano ator James Cromwell, que brilhou em “O Artista” (2011) e foi indicado ao Oscar por seu papel em “Babe, o Porquinho Atrapalhado” (1995), foi condenado à uma semana de prisão. […]

O veterano ator James Cromwell, que brilhou em “O Artista” (2011) e foi indicado ao Oscar por seu papel em “Babe, o Porquinho Atrapalhado” (1995), foi condenado à uma semana de prisão.

A sentença foi expedida por um juiz de Wawayanda, no interior de Nova York, como penalização pela recusa do ator de 77 anos de pagar uma multa de US$ 250, decorrente de outra sentença, por sido detido num protesto contra uma usina de energia da região em 2015. Cromwell integrava o grupo que foi considerado culpado por obstruir o trânsito durante uma manifestação em Wawayanda, num protesto contra a poluição e a ameaça ao meio-ambiente representada pela usina de gás.

Ao se recusar a pagar, Cromwell disse que espera chamar atenção para a injustiça da sentença e inspirar outros a se juntarem aos piquetes contra a usina. Ele mora numa cidade vizinha ao local da construção.

Não é a primeira vez que o ator enfrenta problemas por seu ativismo. Em 2013, ele foi preso por se manifestar contra testes em animais na Universidade do Wisconsin.

Apesar da idade avançada e de seus problemas legais, Cromwell mantém-se ativo como ator. Ele integra o elenco da série “The Detour”, do canal pago TBS, e será visto a seguir no drama de época “Marshall”, que estreia em outubro nos EUA, e “Jurassic World: Fallen Kingdom”, previsto para junho de 2018.