A Academia Britânica de Cinema e TV (BAFTA, na sigla em inglês) premiou os melhores programas e talentos de 2016 na televisão do Reino Unido, em cerimônia realizada em Londres na noite de domingo (14/5). E embora muitos esperassem uma vitória triunfal de “The Crown”, líder em indicações, a Netflix foi barrada da festa pela tradição de premiar atrações da BBC.
O grande vencedor do BAFTA TV Awards foi o drama criminal “Happy Valley”, da BBC, que conquistou duas categorias importantes, com os troféus de Melhor Série de Drama e Melhor Atriz (Sarah Lancashire), numa disputa direta com “The Crown”.
Apenas outra produção recebeu dois prêmios: “Damilola, Our Loved Boy”, que venceu como Melhor Telefilme e Melhor Atriz Coadjuvante (Wunmi Mosaku). Detalhe: também é uma produção da BBC. Assim como a Melhor Comédia, “People Just Do Nothing”.
De fato, a BBC só não levou o troféu de Melhor Minissérie, conquistado por “National Treasure”, do Channel 4. Todas as demais atrações, inclusive a comédia “Fleabag”, exibida pela Amazon no resto do mundo, e a minissérie “Night Manager”, veiculada pelo canal pago AMC nos EUA, são produções ou coproduções da BBC.
E adivinhem quem distribuiu na TV britânica o sucesso americano “American Crime Story: The People vs O.J. Simpson”, vencedor do BAFTA TV de Melhor Série Internacional? Sim, a BBC.
No modelo de negócios do Reino Unido, o estado não controla apenas a concessão, mas a própria programação da televisão, exercendo um monopólio com três canais diferentes para competir consigo mesmo. Não é à toa que suas produções vençam prêmios de seu próprio mercado. Especialmente quando quem vota são representantes deste mercado – atores, produtores e técnicos que trabalham, em sua esmagadora maioria, na BBC.
Eis o “segredo” do sucesso da BBC no BAFTA TV.
Confira abaixo a lista dos principais premiados.
Vencedores do BAFTA TV Awards 2017
MELHOR SÉRIE – DRAMA
“Happy Valley”
MELHOR SÉRIE – COMÉDIA
“People Just Do Nothing”
MELHOR MINISSÉRIE
“National Treasure”
MELHOR TELEFILME
“Damilola, Our Loved Boy”
MELHOR ATRIZ – DRAMA
Sarah Lancashire (“Happy Valley”)
MELHOR ATOR – DRAMA
Adeel Akhtar (“Murdered by My Father”)
MELHOR ATRIZ – COMÉDIA
Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”)
MELHOR ATOR – COMÉDIA
Steve Coogan (“Alan Partridge’s Scissored Isle”)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Wunmi Mosaku (“Damilola, Our Loved Boy”)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hollander (“The Night Manager”)
MELHOR SÉRIE INTERNACIONAL
“American Crime Story: The People vs O.J. Simpson”
MELHOR NOVELA
“Emmerdale”
MELHOR PROGRAMA DE COMÉDIA OU VARIEDADES
“Charlie Brooker’s 2016 Wipe”