Netflix anuncia série baseada na animação clássica O Cristal Encantado

A Netflix anunciou que irá lançar uma série baseada no clássico filme infantil “O Cristal Encantado” (1982), de Jim Henson. O vídeo que revela o projeto traz um depoimento do próprio Henson, […]

A Netflix anunciou que irá lançar uma série baseada no clássico filme infantil “O Cristal Encantado” (1982), de Jim Henson. O vídeo que revela o projeto traz um depoimento do próprio Henson, dizendo como se orgulhava do projeto, seguido por desenhos dos personagens da produção original, que logo se mesclam à fabricação de novos bonecos baseados naqueles designs e a apresentação de uma das criaturas animatrônicas da série.

“O Cristal Encantado” se tornou um marco do cinema porque foi o primeiro filme de fantasia feito inteiramente com bonecos. Além disso, os bichos não eram fantoches, como os Muppets, e se movimentavam por meio de comandos eletrônicos (animatronics) e isso será mantido na série.

A trama original se passava no planeta Thra, habitada pelos pacíficos Místicos e os agressivos Skeksis, que usavam um “cristal negro” para se reproduzir para sempre. Uma profecia dizia que se um gelfling (criaturas humanoides com orelhas pontudas) manipulasse o cristal, a paz seria restaurada e as duas raças se tornariam uma só. Para evitar isso, os Skeksis decidem caçar todos os gelflings.

A série vai se chamar “O Cristal Encantado: A Era da Resistência” (The Dark Crystal: Age of Resistance) e está sendo desenvolvida pelo cineasta francês Louis Leterrier (“O Incrível Hulk”, “Truque de Mestre”). Ele vai produzir e dirigir os episódios para a Jim Henson Company e a Netflix.

Já os roteiros estão a cargo de Jeffrey Addiss, Will Matthews (ambos do vindouro filme “Life in a Year”) e Javier Grillo-Marxuach (série “The 100”).

Criador dos Muppets e dos bonecos de “Vila Sésamo”, Henson faleceu em 1990, mas sua empresa continua produzindo novos projetos. Além dessa série, também está atualmente em desenvolvimento um remake de “Labirinto” (1986), último filme de Henson, que terá direção do uruguaio Fede Alvarez (“O Homem das Trevas”).