George R.R. Martin revela detalhes dos projetos de séries derivadas de Game of Thrones

Após a divulgação de que a HBO estaria considerando quatro possíveis spin-offs de “Game of Thrones”, o escritor George R.R. Martin publicou um texto em seu blog em que aborda o desenvolvimento […]

Após a divulgação de que a HBO estaria considerando quatro possíveis spin-offs de “Game of Thrones”, o escritor George R.R. Martin publicou um texto em seu blog em que aborda o desenvolvimento dessas produções. E, segundo ele, existem cinco projetos e não quatro, conforme veio à tona anteriormente.

“Tínhamos quatro roteiros em desenvolvimento quando cheguei em Los Angeles na semana passada, mas quando sai tínhamos cinco. Adicionamos mais um roteirista aos quatro originais. Não, eu não vou revelar o nome dele aqui”, escreveu Martin citando os roteiristas já conhecidos: Max Borenstein (“Kong: Ilha da Caveira”), Jane Goldman (“Kingsman: Serviço Secreto”), Brian Helgeland (“Lendas do Crime”) e Carly Wray (série “Mad Men”).

O autor da saga literária “As Crônicas de Gelo e Fogo”, em que “Game of Thrones” se baseia, não acredita que todos esses projetos virem séries.

“Décadas de experiência com filmes e televisão me ensinaram que nada é muito certo… mas acho muito improvável que possamos ter quatro (ou cinco) séries novas. Pelo menos não imediatamente. O que temos é a ordem para quatro – agora cinco – roteiros pilotos. Quantos desses vamos filmar e quantas séries podem sugir disso, ainda veremos”.

Por sinal, ele prefere chamar as novas atrações de “séries sucessoras” e não spin-offs. E afirma estar por dentro de cada detalhe, já que está envolvido com todos os roteiros.

“Sim, eu estou envolvido, e tenho estado há meses. Tive minha primeira reunião com a HBO sobre a possibilidade de uma série sucessora em agosto, quando sugeri duas possíveis séries. (Uma delas está entre os conceitos em desenvolvimento, a outra não). Nos meses seguintes, outros escritores foram trazidos e sugeriram suas ideias. Por fim, a HBO decidiu seguir em frente com quatro desenvolvimentos separados…”, escreveu.

“Cada um dos quatro [escritores] me visitou aqui em Santa Fé, alguns mais de uma vez, e passamos dias discutindo ideias, a história de Westeros e do mundo além dele, e detalhes variados encontrados em ‘O Mundo de Gelo e Fogo’ e ‘As Terras de Gelo e Fogo'”, revelou, acrescentando elogios aos roteiristas. “São todos talentos incríveis, e eu estou empolgado de estar trabalhando com eles.”

Por fim, o autor esclareceu que nenhum destas “séries sucessoras” são realmente séries sucessoras, na medida em que não continuam os eventos nem trazem personagens de “Game of Thrones”.

“Todos os conceitos que discutimos são de prelúdios, ao invés de sequências. Algumas podem não ser situadas em Westeros”, contou.

“Estamos falando de novas histórias ambientadas no ‘universo secundário’ (pegando emprestado o termo de Tolkien) de Westeros e do mundo que eu criei para ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’. É sim um mundo, e um bem grande.”

Martin não revelou quais personagens ou reinos seriam abordados, e inclusive apontou que duas hipóteses favoritas dos fãs não estão entre os projetos. Segundo o autor, não há projeto envolvendo “O Cavaleiro dos Sete Reinos” (ou “Os Contos de Dunk & Egg”), que ele próprio chegou a sugerir anteriormente como possível spin-off, tampouco sobre a Rebelião de Robert Baratheon.

“Dunk & Egg” não chegará à TV porque Martin não quer repetir o que aconteceu com “Game of Thrones” – a série ultrapassar os livros. Por enquanto, foram publicados três contos do Cavaleiro dos Sete Reinos, e “há pelo menos sete ou oito ou dez a mais que eu quero escrever”, ele acrescentou.

Já sobre a Rebelião de Robert, que levou à queda da dinastia Targaryen e ao assassinato do Rei Louco, a explicação é simples: “quando eu terminar de escrever ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, vocês saberão todas as coisas importantes que aconteceram na Rebelião. Não haveria surpresas ou revelações para explorar.”

Quando será isso? Com tantos projetos paralelos, não há a menor previsão para o lançamento do sexto livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”. Intitulado “Os Ventos do Inverno”, o livro deveria ter sido lançado no ano passado. A conclusão da trama, porém, só acontecerá no sétimo livro, que ele nem começou a escrever.

Enquanto isso, a 7ª temporada de “Game of Thrones” estreia na HBO no dia 16 de julho de 2017, e a série se encerra com a 8ª temporada, prevista para o ano que vem.