Aquarius, Boi Neon e Cinema Novo vão disputar o Prêmio Platino, o Oscar ibero-americano

A organização do Prêmio Platino, espécie de Oscar do cinema ibero-americano, anunciou os indicados para sua premiação de 2017, e o Brasil emplacou três longa-metragens na seleção, após passar em branco no […]

Divulgação/Vitrine Filmes

A organização do Prêmio Platino, espécie de Oscar do cinema ibero-americano, anunciou os indicados para sua premiação de 2017, e o Brasil emplacou três longa-metragens na seleção, após passar em branco no ano passado.

“Aquarius”, de Kebler Mendonça Filho, é o principal destaque, concorrendo em três categorias: Melhor Filme, Direção e Atriz com Sonia Braga – que por sinal ganhou um prêmio especial pela carreira na primeira edição do troféu, em 2014. “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, foi selecionado na categoria de Melhor Fotografia com Diego García. E “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, aparece na disputa de Melhor Documentário.

Por sinal, “Aquarius” e “Boi Neon” venceram quase todas as categorias em que se encontram indicados em outro “Oscar ibero-americano”, o Prêmio Fênix, realizado em dezembro passado. Kebler Mendonça Filho e Sonia Braga foram premiados como Diretor e Atriz, e o filme de Gabriel Mascaro recebeu os troféus de Roteiro e Fotografia.

Além dos citados, o Platino também incluiu na disputa de Melhor Animação uma coprodução entre Brasil e Espanha: “Bruxarias”, inédita no circuito cinematográfico nacional, com direção da espanhola Virginia Curiá.

Mas é uma produção falada em inglês, do diretor do próximo “Jurassic World”, que lidera as indicações. Concorrendo a sete prêmios, a fantasia “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, do espanhol Juan Antonio Bayona, entrou na disputa pelos critérios de coprodução, já que foi feita em parceria entre estúdios da Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Logo em seguida, aparece o chileno “Neruda”, de Pablo Larraín com cinco indicações, seguido por cinco filmes selecionados em quatro categorias: o venezuelano “De Longe Te Observo”, de Lorenzo Vigas, o argentino “O Cidadão Ilustre”, de Gastón Duprat e Mariano Cohn, o espanhol “El Hombre de las Mil Caras”, de Alberto Rodríguez, o também espanhol “Julieta”, de Pedro Almodóvar e o mexicano “La Delgada Línea Amarilla”, de Celso García.

A cerimônia de premiação vai acontecer em 22 de julho, em Madrid, com transmissão pelo Canal Brasil.