A série “The Walking Dead” leva ao ar neste domingo (2/4) o episódio final de sua 7ª temporada. Intitulado “The First Day of the Rest of Your Life” (O primeiro dia do resto de sua vida), ele terá duração estendida. No site da AMC (canal responsável pela veiculação da série nos EUA), o episódio apresenta duração de quase uma hora e meia com comerciais. Já o canal pago Fox inclui em sua programação brasileira o horário de exibição das 22h30 até 23h42, o que resulta em 1 hora e 12 minutos – provavelmente sem comerciais ou com poucos.
Segundo os produtores, não haverá cliffhanger como no ano passado. Por isso, a longa duração deverá ser usada para amarrar todos os nós da trama para satisfazer o público. Que, por sinal, está bastante insatisfeito, conforme demonstra a queda vertiginosa de audiência que a série registrou neste ano.
Desde a segunda metade da 4ª temporada, em 2014, a atração não registrava audiência tão “baixa”, na casa dos 10 milhões de telespectadores por episódio nos EUA. As duas fases de queda têm algo em comum: ritmo lento e uma estrutura de episódios dedicados a personagens ou grupos distantes, que só se encontram no final da temporada. Ambas também possuem o mesmo showrunner, Scott M. Gimple, o terceiro produtor a assumir o comando da série. Sob seu controle, a produção se aproximou mais dos quadrinhos de Robert Kirkman e desacelerou.
10 milhões ainda é um público considerável. Mas em outubro, quando voltou acompanhada pelas expectativas da revelação da vítima do ataque brutal de Negan (Jeffrey Dean Morgan), a série foi vista por 17 milhões de espectadores, sua segunda maior audiência. Cada capítulo que se passou desde então foi despertando menos interesse até despencar para os 10,5 milhões da semana passada. Isto representa uma queda de 62% do público. Mais da metade das pessoas que sintonizaram a estreia da temporada desistiram de continuar acompanhando a história. E isto também é considerável.