Primeiras críticas de Velozes e Furiosos 8 são positivas, mas cheias de ressalvas

O oitavo filme da franquia “Velozes e Furiosos” já foi exibido para a imprensa internacional e as primeiras críticas pendem mais para os elogios, mas, ao contrário dos “capítulos” anteriores, vêm carregadas […]

O oitavo filme da franquia “Velozes e Furiosos” já foi exibido para a imprensa internacional e as primeiras críticas pendem mais para os elogios, mas, ao contrário dos “capítulos” anteriores, vêm carregadas de ressalvas. O filme, que estreia nesta quinta (13/4) no Brasil, está com 75% de aprovação no site Rotten Tomatoes. Entretanto, os principais jornais só vão publicar suas avaliações na sexta nos EUA, portanto a tendência é esta percentagem mudar bastante.

Apesar do aparente entusiasmo que estes números adiantam, as entrelinhas apontam o contrário. A avaliação do site The Hollywood Reporter foi considerada positiva pelo RT, mas o texto diz, basicamente, que o filme é mais do mesmo. “‘Velozes e Furiosos 8’ oferece exatamente o que os fãs esperam, para o bem e para o mal, e seria um choque vê-lo decepcionar os produtores nas bilheterias”, escreveu John De Fore.

Também foi considerada positiva a crítica do jornal inglês The Guardian, que chamou a trama de incongruente. “As coisas acontecem de forma tão veloz e furiosa que você mal tem tempo de questionar os momentos de incongruência”, escreveu Gwilym Mumford.

“Embora esta excursão seja muitas vezes um espetáculo agradável, o auge da franquia – ‘Velozes e Furiosos 5’ – passa longe de ser ultrapassado”, resumiu Jacob Stolworthy, do jornal britânico Independent.

Os comentários, em geral, seguem esta linha. Algumas críticas chamaram atenção para o fato de que até a reviravolta, que mostra o personagem de Vin Diesel, Dominic Toretto, traindo os antigos parceiros, já foi vista antes, encarnada por Michelle Rodriguez em “Velozes e Furiosos 6”.

Entre os aspectos que mais agradaram, o humor foi o mais mencionado. “Freqüentemente muito mais engraçado e mais leve do que os passeios anteriores, muito desse crédito vai para Jason Statham e Dwayne Johnson, cujo bromance é o núcleo real do filme”, apontou Leah Greenblatt, da revista Entertainment Weekly.

Também elogiadas, as cenas de ação foram consideradas insanas. “Um espetáculo de ação deslumbrante que prova esta franquia está longe de ficar sem combustível”, escreveu Owen Gleiberman na revista Variety. “Se esta franquia, nos últimos 16 anos, nos ensinou alguma coisa é que quando você acha que ela está prestes a ficar sem gás, ela se reinventa com um sistema de injeção de combustível ainda mais elaborado. E isso nunca foi mais verdadeiro do que com este oitavo filme, que pode ser o mais espetacular da franquia”, completou.

O fato deste ser o primeiro “Velozes e Furiosos” após a morte de Paul Walker também foi destacado. “O resultado não é uma mudança de marcha tão grande como alguns fãs esperavam devido à morte do ator Paul Walker. Na verdade, o filme recicla tramas de capítulos anteriores e mantém a ação centrada sobre a narrativa, estabelecida anos atrás, de pilotos que salvam o mundo”, acrescentou John De Fore no Hollywood Reporter.

Mas também houve comentários bastante negativos.

“É divertido? Com certeza. Mas é coerente em relação ao último filme? Absolutamente não. E para uma franquia que se vangloria pela sua continuidade, é um pouco estranho o quanto este filme requer que você esqueça o que sabe ou ignore o drama inerente de tudo que veio antes”, reclamou Scott Mendelson, da revista Forbes.

“Velozes e Furiosos se tornou uma instituição comercial. Há argumentos de que o elenco multirracial tornou a franquia particularmente atraente para uma nova geração de espectadores, mas a razão pela qual as pessoas vão aos cinemas é para ver corridas de carros e carros voando pelo ar. Há aqui apenas uma sequência de ação inventiva, uma corrida com destruição de carro em Manhattan, onde a personagem de Charlize Theron consegue fazer chover carros dos edifícios, mas o visual impressionante se perde devido à falta de plausibilidade”, comentou Dan Callahan, do site The Wrap.

“O pior ‘Velozes e Furiosos’, que trai quase tudo o que os fãs têm vindo a amar sobre a série”, fuzilou David Ehrlich do site IndieWire. “Enquanto os antigos filmes destacavam um senso autêntico de camaradagem, os atores espalhados em tramas distintas nem sequer parecem participar juntos do mesmo filme, resultando num desastre automobilístico e cinematográfico fenomenal”.