Diretora vencedora do Oscar assina novo documentário sobre Julian Assange

O canal pago americano Showtime vai exibir o novo documentário de Laura Poitras sobre uma figura polêmica da era digital. Após vencer o Oscar com “Citizenfour” (2014), sobre Edward Snowden, ela filmou […]

O canal pago americano Showtime vai exibir o novo documentário de Laura Poitras sobre uma figura polêmica da era digital. Após vencer o Oscar com “Citizenfour” (2014), sobre Edward Snowden, ela filmou “Risk”, sobre o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

“Risk” foi produzido ao longo de seis anos e teve sua première no Festival de Cannes do ano passado, mas não será exibido nos cinemas, fazendo sua estreia diretamente na TV americana.

“Com um acesso sem precedentes, Poitras nos mostra a história do WikiLeaks por dentro, permitindo aos espectadores entender a era de vazamentos em massa e manchetes chamativas na qual vivemos, assim como o impacto revolucionário da internet na política global”, assinalou o Showtime no comunicado sobre o acordo de exibição.

“‘Risk’ é um retrato de poder, princípios, traição e sacrifício quando a aposta não poderia ser mais elevada. É um thriller geopolítico narrado da perspectiva de uma cineasta imersa em mundos de vigilância governamentais e do movimento ciberpunk”, completa a nota.

O australiano Assange, de 45 anos, está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012 para evitar uma extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais, acusações que ele nega.

Ele teme que a Suécia o extradite em seguida para os Estados Unidos, depois que o WikiLeaks divulgou milhares de telegramas diplomáticos e documentos confidenciais.