Roteirista revela novos detalhes sobre o resgate da franquia Matrix

O roteirista Zak Penn (cujo roteiro de “Os Vingadores” foi defenestrado por Joss Whedon) usou as redes sociais para revelar detalhes do projeto da Warner de retomar a franquia “Matrix” nos cinemas. […]

O roteirista Zak Penn (cujo roteiro de “Os Vingadores” foi defenestrado por Joss Whedon) usou as redes sociais para revelar detalhes do projeto da Warner de retomar a franquia “Matrix” nos cinemas. A notícia, revelada no início da semana pela revista The Hollywood Reporter, deixou os fãs preocupados com o risco de um remake genérico da obra das irmãs Wachowski. Mas Penn, numa série de tuítes, garante que esses não são os planos.

“Tudo o que posso dizer nesse momento é que ninguém poderia ou deveria REFILMAR ‘Matrix’. Quem conhece ‘Animatrix’ e os quadrinhos entende”, disse ele, referindo-se à série de curtas de animação inspirados no universo ‘Matrix’ lançados em 2003.

“Não posso comentar a não ser para dizer que as palavras “reboot” e “remake” apareceram em um artigo. Vamos parar de reverberar notícias imprecisas”, continua. “Que tal relançar ‘Matrix’? Não refilme, não dá para fazer melhor.”

Penn segue defendendo ainda o astro da trilogia original, dizendo que se precisasse reescalar o ator principal, escolheria Keanu Reeves novamente. Apesar de negar a intenção de refilmar o longa-metragem, ele destaca o interesse em criar novas histórias naquele universo.

“Eu quero mais histórias no universo ‘Matrix’? Sim. Porque é uma ideia brilhante que gera muitas histórias. Veja o que estão fazendo com o universo dos ‘X-Men’. Entre ‘Logan’, ‘Legion’ e ‘Deadpool’, alguém quer que eles parem? Eu não.”

Apesar de Penn ter ilustrado sua tese com os X-Men, o exemplo que vinha sendo citado como inspiração para o projeto da Warner era o universo “Star Wars” e os prólogos que a LucasFilm/Disney vem fazendo em torno de suas histórias, como “Rogue One” e o filme sobre o jovem Han Solo. Falou-se inclusive num prólogo centrado no jovem Morpheus, o personagem de Laurence Fishburne na franquia.

Se a ideia for adiante, ainda não se sabe se as irmãs Wachowski participarão.