A estreia de “Logan” estraçalhou as previsões mais otimistas. Enquanto os analistas de mercado projetavam uma abertura em torno de US$ 70 milhões, com base nos rendimentos de seu primeiro dia em cartaz, o filme surpreendeu por aumentar ainda mais a arrecadação no sábado e no domingo, chegando a US$ 85,3 milhões em seus primeiros três dias na América do Norte.
Trata-se da maior abertura do ano até o momento. Mas também foram registrados outros recordes, como a melhor estreia de um filme solo do Wolverine e o maior faturamento de estreia de um filme com classificação etária “R” (proibido para menores de 17 anos) no mês de março nos EUA. No geral, “Logan” atingiu a quinta maior arrecadação de abertura de um filme “R” em todos os tempos no mercado doméstico.
Mas não ficou nisso. A produção rendeu quase o dobro no exterior, chegando a impressionantes US$ 237,8 milhões mundiais em sua arrancada inicial.
O sucesso de “Logan” demonstra que “Deadpool” não foi um fenômeno isolado. A ousadia da Fox, ao produzir dois filmes de super-heróis para maiores, compensou. Afinal, o êxito também se estendeu às críticas. “Logan” teve 93% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes. E o boca-a-boca do público é totalmente favorável, com -A na classificação do CinemaScore, que pesquisa a opinião dos espectadores de cinema.
Claro que, para chegar nisso, a Fox precisou se arrebentar com “Quarteto Fantástico” (2015). Fracasso de público e crítica, o filme demonstrou como o estúdio, responsável por intervir em sua produção, não sabia o que estava fazendo. Provavelmente continue sem saber, como assumiu seu CEO em entrevista cândida, mas ao menos passou a confiar em seus cineastas, que conseguiram fazer os filmes que queriam, com muito sucesso.
Pesquisa recente realizada pelo site de venda de ingressos Fandango confirmou que o público gosta e quer mais adaptações adultas de super-heróis. A Fox saiu na frente e ganhou credibilidade. Warner e Disney que se preocupem.
Líder na semana passada, o terror “Corra!” (Get Out) caiu para 2º sob o peso de “Logan”, mas atingiu US$ 75,9 milhões em dez dias em cartaz. Seu desempenho é uma das grandes surpresas deste começo do ano, tanto entre o público como entre a crítica, obtendo 99% de aprovação (caiu um ponto), após a publicação de todas as críticas das principais publicações da América do Norte. Um fenômeno.
O superpoder demonstrado pelo líder das bilheterias ofuscou as demais estreias da semana. As duas outras novidades foram produções de temática parecida, focadas em espiritualidade, religião e vida após a morte. “A Cabana” abriu em 3º lugar, com US$ 16,1 milhões, enquanto “Antes que Eu Vá” implodiu em 5º, com US$ 4,9 milhões. Ambos os filmes serão lançados no Brasil pela mesma distribuidora, com estreias marcadas, respectivamente, para 6 de abril e 25 de maio.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Logan
Fim de semana: US$ 85,3 milhões
Total EUA: US$ 85,3 milhões
Total Mundo: US$ 237,8 milhões
2. Corra!
Fim de semana: US$ 26,1 milhões
Total EUA: US$ US$ 75,9 milhões
Total Mundo: US$ 75,9 milhões
3. A Cabana
Fim de semana: US$ 16,1 milhões
Total EUA: US$ 16,1 milhões
Total Mundo: US$ 16,1 milhões
4. Batman Lego – O Filme
Fim de semana: US$ 11,6 milhões
Total EUA: US$ 148,6 milhões
Total Mundo: US$ 256,8 milhões
5. Antes que Eu Vá
Fim de semana: US$ 4,9 milhões
Total EUA: US$ 4,9 milhões
Total Mundo: US$ 4,9 milhões
6. John Wick – Um Novo Dia para Matar
Fim de semana: US$ 4,7 milhões
Total EUA: US$ 82,8 milhões
Total Mundo: US$ 144,3 milhões
7. Estrelas Além do Tempo
Fim de semana: US$ 3,8 milhões
Total EUA: US$ 158,7 milhões
Total Mundo: US$ 194,9 milhões
8. A Grande Muralha
Fim de semana: US$ 3,5 milhões
Total EUA: US$ 41,2 milhões
Total Mundo: US$ 320,1 milhões
9. Cinquenta Tons Mais Escuros
Fim de semana: US$ 3,4 milhões
Total EUA: US$ 109,9 milhões
Total Mundo: US$ 356,1 milhões
10. La La Land – Cantando Estações
Fim de semana: US$ 2,9 milhões
Total EUA: US$ 145,6 milhões
Total Mundo: US$ 396,3 milhões