James Cameron anuncia novo adiamento de Avatar 2 – de novo

Mais um ano, mais um pronunciamento de James Cameron avisando que “Avatar 2” vai atrasar. “A estreia não vai acontecer em 2018”, disse o diretor ao jornal canadense Toronto Sun, quando perguntado […]

Mais um ano, mais um pronunciamento de James Cameron avisando que “Avatar 2” vai atrasar. “A estreia não vai acontecer em 2018”, disse o diretor ao jornal canadense Toronto Sun, quando perguntado sobre o progresso de “Avatar 2”. Ele ainda se saiu com essa: “Não anunciamos uma data de lançamento”. O que não é exatamente verdade. Todo o ano Cameron anuncia uma data de lançamento diferente, ainda que extra-oficialmente.

“O que as pessoas têm que entender é que este é um encadeamento de lançamentos. Então, não estamos fazendo ‘Avatar 2’. Estamos fazendo ‘Avatar 2’, ‘3’, ‘4’ e ‘5’. É um empreendimento épico.”

“Demoramos quatro anos e meio para fazer um filme e agora estamos fazendo quatro”, acrescentou Cameron.

E quando começam as filmagens? O diretor não sabe dizer, é claro.

Vale lembrar que Cameron prometeu originalmente a sequência do sucesso de 2009 para o ano de 2013. Mas logo que viu o trabalho que teria, revisou seus planos e remanejou o lançamento para o final de 2014, ao mesmo tempo em que revelou que faria dois filmes. Conforme o prazo se aproximava sem a produção começar, o diretor fez novo anúncio, garantindo a estreia em 2015 e que seria uma nova trilogia. Na data prevista, porém, apenas os roteiros ficaram prontos. O que fez o longa ganhar uma nova data “definitiva”: dezembro de 2016. Que passou, claro, para dezembro de 2017, quando ele resolveu acrescentar um quarto filme no cronograma. Mas os quatro filmes deveriam começar a ser lançados, com espaço de um por ano, a partir do final de 2018. Esta é, portanto, a data que vai “atrasar”, segundo o diretor.

De adiamento em adiamento, Cameron aumenta seu orçamento sem iniciar a produção. Fala-se que os longas que ele pretende filmar simultaneamente custarão mais de US$ 1 bilhão para a 20th Century Fox. E isto é um grande perigo. Embora “Avatar” detenha o recorde de maior bilheteria de cinema de todos os tempos (com US$ 2,7 bilhão de arrecadação mundial), se os planos de sua continuação derem errado, o risco para a Fox é altíssimo. Um desastre nas bilheterias poderia, inclusive, quebrar o estúdio. Isto pode explicar, em parte, porque o projeto não sai do papel.

Cameron vai dirigir todos os filmes, mas cada um foi escrito por um roteirista diferente, entre eles Josh Friedman (criador da série “Terminator: The Sarah Connor Chronicles”, também baseado em personagens de Cameron), Shane Salerno (do pavoroso “Aliens vs. Predador 2”) e o casal Rick Jaffa e Amanda Silver (a dupla de “Planeta dos Macacos 2: O Confronto”).

Enquanto isso, a Disney prepara o parque temático “Pandora – The World of Avatar”, desenvolvido em parceria com Cameron, que deve ser aberto no Walt Disney World em Orlando, na Flórida, em maio.