A famosa marca de temperos Heinz resolveu usar uma campanha fictícia, criada num episódio da série “Mad Men”, para promover seus produtos reais. Exibida no episódio “To Have and To Hold”, que foi ao ar em 2013, a campanha da série apresentava cartazes com batatas fritas, hambúrgueres e pedaços de carne acompanhados apenas da frase “passe o Heinz”, sem mostrar o produto em si.
Na trama, os executivos não aprovaram a campanha desenvolvida pelo publicitário Don Draper (Jon Hamm), sócio da agência Sterling Cooper Draper Pryce, por considerarem a ideia de não mostrar o produto (ketchup) muito ousada.
Mas a série se passava nos anos 1960. Nos dias de hoje, a ideia foi considerada genial e resgatada pela DAVID The Agency, uma agência brasileira com escritórios em São Paulo e Miami, que dividiu os créditos da criação com a fictícia Sterling Cooper Draper Pryce.
“Demorou 50 anos para a campanha ser aprovada”, brincou Anselmo Ramos, diretor criativo da DAVID, em entrevista ao AdWeek. “Às vezes leva um tempo para provar que uma ideia pela qual você está apaixonado é boa. Às vezes, pode ser preciso personagens fictícios trabalhando junto de gente de verdade. Mas não desista. Eventualmente, se você realmente acreditar em sua ideia, ela vai dar certo.”
O detalhe é que as imagens da série precisaram ser recriadas do zero. “Nós não tínhamos os arquivos, então tivemos que fazer novos registros. Precisava ser exatamente igual e esse foi um belo desafio”, ele contou.
Matthew Weiner, criador de “Mad Men”, aprovou o projeto.
Compare abaixo as peças publicitárias e o vídeo com a cena original.