O youtuber mais famoso do mundo, o sueco Felix Kjellberg, conhecido como PewDiePie, perdeu patrocínios e apoios da Disney e do Google após fazer repetidas piadas antissemitas em seu canal na rede de vídeos. O boicote comercial demonstra que há limites para piadas de mau gosto no YouTube, defendidas sob o pretexto da alienação ou ignorância, ou mesmo como simples tentativa de criar polêmicas em busca de visualizações.
A polêmica começou quando o jornal americano The Wall Street Journal publicou uma análise de nove vídeos do youtuber nos últimos seis meses. No material analisado, diversos vídeos exibiam suásticas, saudações nazistas e referências a Hitler. Três deles, inclusive, foram excluídos. Num dos vídeos removidos, um homem vestido de Jesus Cristo declarava que “Hitler não fez absolutamente nada de errado”.
Em outra atitude polêmica, Felix contratou dois indianos por meio da plataforma Fiverr para segurarem um cartaz com a frase “morte a todos os judeus”. Num post no Tumblr, ele tentou explicar seu objetivo. “Eu estava tentando mostrar o quão louco é o mundo moderno, especialmente alguns dos serviços disponíveis online”, escreveu. “Escolhi algo absurdo para mim – pessoas no Fiverr que diriam qualquer coisa por US$ 5”.
“De nenhuma maneira eu estou apoiando qualquer tipo de atitude odiosa”, Kjellberg explicou. “Eu penso no meu conteúdo como entretenimento e não em um lugar para comentários políticos sérios. Minha audiência entende e por isso eles vêm para o meu canal. Essa não era a minha intenção, mas entendo que essas piadas foram, no final das contas, ofensivas”.
As explicações não convenceram.
“Mesmo que Felix tenha conquistado seguidores sendo provocativo e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso e os vídeos são inapropriados”, declarou o porta-voz da Maker Studios, de propriedade da Disney, ao The Wall Street Journal, que cancelou seu contrato com o Youtuber.
A partir de agora, Kjellberg também não faz mais parte do grupo exclusivo de publicidade do Google, voltado para os maiores criadores da internet. Além disso, a empresa cancelou o lançamento de uma nova temporada da série “Scare Pewdiepie”, produto do YouTube Red.
Em compensação, o site neo-nazista The Daily Stormer se declarou o fansite número um de PewDiePie no mundo e agradeceu ao sueco por “fazer as massas ficarem mais confortáveis com as nossas ideias”.