O ator Harrison Ford se envolveu na noite de segunda-feira (13/2) em um novo incidente aéreo, que poderia ter acabado em tragédia. Segundo os jornais americanos, Ford estava pilotando um de seus aviões particulares quando errou a pista em que deveria ter feito o pouso e passou pouco acima de um Boeing 737 com 110 passageiros e seis tripulantes, que estava no solo.
De acordo com a NBC News, que deu primeiro a notícia, nas instruções passadas pelos controladores, ele deveria se dirigir à pista 20-L. Mas Ford se confundiu e desceu em uma pista de apoio logo ao lado, usada por aeronaves que estão taxiando. Assim que percebeu a outra aeronave, Ford teria perguntado no rádio se “era para esse avião estar embaixo de mim?”
Foi quando os controladores informaram que ele pousou na pista de apoio, não na principal.
De acordo com a FAA (Federal Aviation Administration), órgão que regula a aviação nos EUA, pousar na pista de apoio é uma violação de segurança. A FAA investiga o incidente e o ator pode receber uma punição, que pode ser branda como uma ou grave, como a perda da licença para pilotar.
A FAA afirmou que não houve erro por parte dos controladores. Eles passaram a instrução correta a Ford que a repetiu em seguida, num procedimento típico de qualquer voo.
Este não é o primeiro incidente aéreo em que Ford se envolve. Em 2015, o avião que ele pilotava caiu em um campo de golfe dos EUA, devido a uma pane no motor pouco após a decolagem. Na ocasião, sua ação foi aprovada pelos peritos, que constataram que o ator conseguiu realizar uma manobra difícil, evitando se chocar contra uma árvore. Como consequência do pouso de emergência, o ator quebrou um braço e sofreu pequenos machucados na cabeça.
Procurado pelo site da revista Variety, o ator não quis comentar o incidente.