Quem inventou o fim de semana? Parece difícil imaginar que o fim de semana precisou ser inventado, já que se trata de uma convenção social usufruída cotidianamente por bilhões em todo o mundo, como se sempre tivesse sido assim. Mas o programa britânico “Who Do You Think You Are”, da BBC, que se dedica a descobrir a história familiar de celebridades, tropeçou em sua criação, ao pesquisar a árvore genealógica de Ian McKellen, o interprete de Gandalf nas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.
De agora em diante, se alguém te perguntar quem inventou o fim de semana, pode responder: o tataravô de Gandalf.
A origem do fim de semana está a relacionado a Robert Lowes, tataravô de McKellen, que era caixa num armazém em Manchester na metade do século 19, quando fez campanha para que os patrões da cidade dessem meio dia de folga para os trabalhadores no sábado, garantindo mais de um dia livre por semana pela primeira vez – até então, apenas domingo era considerado dia de descanso.
A jornada de trabalho na época era de 14 horas em seis dias por semana, segundo especialistas ouvidos pelo programa. E os produtores da atração conseguiram documentos de 1843, que mostram como Lowes conseguiu convencer banqueiros e empresários a liberar os trabalhadores nos sábados a partir das 13h.
Lowes era secretário do comitê que negociou o dia livre com os banqueiros, comerciantes, fabricantes e impressores da cidade. E, em 1845, ele abandonou o emprego para expandir a proposta de meio sábado livre também para costureiras. A partir de Manchester, a demanda se espalhou nos anos seguinte pelo norte da Inglaterra. E daí, para o mundo.
“Fiquei muito, muito impressionado com o que Robert fez”, disse McKellen, ao saber da descoberta, para o jornal inglês Telegraph. “O mundo muda porque alguém discutiu com alguém e depois da discussão chegaram a um acordo.”
O programa mostrará ainda a história de outros ancestrais do ator, entre eles um tio-avô que também foi ator em meados do século 19, mas alcançando bem menos sucesso.
O episódio de “Who Do You Think You Are?” sobre a árvore genealógica de McKellen via ao ar, no Reino Unido, no dia 25 de janeiro.