Netflix já é o “canal” que mais produz séries originais nos EUA

Em apenas quatro anos, a plataforma de streaming Netflix se tornou na maior produtora de séries originais dos EUA. A experiência que começou com “House of Cards” e “Orange Is the New […]

Em apenas quatro anos, a plataforma de streaming Netflix se tornou na maior produtora de séries originais dos EUA. A experiência que começou com “House of Cards” e “Orange Is the New Black” em 2013 evoluiu para um formato de negócios bem-sucedido, que fechou 2016 com 43 séries exibidas, quase 10% de toda a produção americana no ano passado (455).

Nenhum outro “canal” produz tantas séries, como comprova um ranking elaborado pela revista The Hollywood Reporter.

A diferença da Netflix para o 2º lugar são 11 séries. Trata-se das redes CBS e ABC, que exibem 32 séries cada na TV aberta americana. A vantagem da Netflix é ainda maior quando comparada com suas rivais diretas, que tentam conquistar o público de streaming: a HBO produziu 15 séries, enquanto a Amazon, 14, e a Hulu, 12.

A vantagem da Netflix se estabeleceu após o anúncio do chefe da empresa, Ted Sarandos, de que pretendia lançar “cerca de 20 programas” por ano. A declaração foi feita durante uma feira internacional de televisão da Natpe (Associação Nacional de Executivos de Programas de Televisão), em 2015.

Em novo evento, realizado em Nova York no mês passado, Sarandos fez novo anúncio, revelando que irá investir US$ 6 bilhões (R$ 19 bilhões) na produção de conteúdo original em 2017. Entre as novas apostas da Netflix para este ano estão “Desventuras em Série”, com Neil Patrick Harris, “Santa Clarita Diet”, com Drew Barrymore, “Punho de Ferro” e “Os Defensores”, da Marvel, e “Dear White People”, adaptação do filme homônimo com Tyler James Williams.

Confira abaixa quais são os “canais” que mais produzem séries nos EUA:

1. Netflix: 43
2. CBS e ABC: 32
4. Fox: 25
5. NBC: 23
6. The CW: 16
7. HBO: 15
8. Amazon: 14
9. Syfy: 14
10. Adult Swin e PBS: 13
12. Hulu: 12
13. FX: 11
14. BBC America e Comedy Central: 10