George R.R. Martin promete lançar Os Ventos do Inverno em 2017

Apesar do calor lá fora, parece que o inverno finalmente está chegando. A espera de cinco anos por “Os Ventos do Inverno”, sexto livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”, de George […]

George R.R. Martin Divulgação/HBO

Apesar do calor lá fora, parece que o inverno finalmente está chegando. A espera de cinco anos por “Os Ventos do Inverno”, sexto livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R. Martin, pode estar chegando ao fim. O escritor disse em seu blog que o lançamento deve acontecer este ano.

“Os Ventos do Inverno” será o primeiro livro de Martin publicado após diversos eventos previstos em sua trama terem sido revelados na série que adapta a saga, “Game of Thrones”. Mesmo assim, várias situações serão narradas de forma diferente, e podem inclusive ser radicalmente distintas dos episódios da série, escritos por David Benioff e D.B. Weiss.

Não é à toa que os fãs querem logo ler a obra. Mas é melhor não se empolgar muito com a promessa de Martin. Ele próprio avisou, após dar a previsão de lançamento: “Fiz essa mesma promessa no ano passado”.

“Ele ainda não está pronto, mas fiz algum progresso”, escreveu ele. “Não tanto quanto eu esperava há um ano, mas acredito que sairá em 2017”.

A última declaração de Martin sobre o prazo do livro tinha sido feita em janeiro de 2016, quando informou aos fãs que “Os Ventos de Inverno” não ficaria pronto antes da 6ª temporada da série da HBO, que foi ao ar abril.

Em dezembro, o autor comentou o que os fãs podem esperar da história. “Há muitos capítulos sombrios neste livro. Ele se chama ‘Os Ventos de Inverno’, e eu tenho falado durante 20 anos que o inverno está chegando”.