Filme de Han Solo inicia produção com referência à cena clássica de Guerra nas Estrelas

 

Christopher Miller, que é co-diretor da próxima “História Star Wars”, centrada no jovem Han Solo, publicou em seu Instagram uma foto que marca o início das filmagens. A imagem compartilha foi a da claquete do primeiro dia de trabalho. Mas a legenda aproveita para fazer referência a uma cena clássica de “Guerra nas Estrelas” (1977). Veja abaixo.

O texto diz, em inglês, “Han First Shot”. Em linguagem cinematográfica, isto quer dizer “primeira tomada de Han”. Mas também significa, literalmente, “primeiro tiro de Han”, num trocadilho com a maior polêmica digital da franquia – conhecida como “Han Shot First”, em inglês.

No filme antigamente conhecido como “Guerra nas Estrelas”, Han Solo dava um tiro no caçador de recompensas Greedo, durante uma conversa na famosa cena da cantina de Mos Eisley. Mas no relançamento rebatizado em 1997 como “Star Wars: Uma Nova Esperança”, o confronto foi retocado digitalmente para que Greedo atirasse primeiro, dando a Han Solo o “direito” de defesa – segundo a lógica do Velho Oeste, que até hoje é preservada na cultura americana. Embora o resultado seja o mesmo nas duas versões – Geedo morre – , George Lucas quis mudar o detalhe de quem atira primeiro para que as crianças não vissem Han Solo como um assassino. Han virou assim um, digamos, assassino justificado.

Outra curiosidade é que o logo da claquete identifica a produção com o título “Star Wars: Red Cup”. Trata-se de um nome provisório, já que a LucasFilm ainda não definiu o título oficial do filme. Ao mesmo tempo, a claquete confirma o nome de Bradford Young (“A Chegada”) como diretor de fotografia.

Assim como “Rogue One: Uma História Star Wars”, o filme vai se passar antes dos eventos mostrados no clássico “Guerra nas Estrelas” (1977).

O elenco destaca Alden Ehrenreich (“Ave César”), que viverá o personagem imortalizado por Harrison Ford, além de Donald Glover (série “Atlanta”), Emilia Clarke (série “Game of Thrones”) e Woody Harrelson (“Truque de Mestre”).

O roteiro é de Lawrence Kasdan (“Star Wars: O Despertar da Força”) e seu filho Jon, e a direção está a cargo da dupla Phil Lord e Christopher Miller (“Anjos da Lei”), com lançamento marcado para maio de 2018.

Han First Shot

Uma foto publicada por Chris Miller (@chrizmillr) em

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna

Back to site top
Change privacy settings