Documentário de José Moreira Salles é selecionado para o Festival de Berlim

Mais um filme brasileiro foi selecionado para o Festival de Berlim. O documentário “No Intenso Agora”, escrito e dirigido por João Moreira Salles, foi incluído na mostra Panorama, tornando-se o sexto longa-metragem […]

Mais um filme brasileiro foi selecionado para o Festival de Berlim. O documentário “No Intenso Agora”, escrito e dirigido por João Moreira Salles, foi incluído na mostra Panorama, tornando-se o sexto longa-metragem nacional incluído na programação do evento alemão.

Salles lançou seu último documentário, “Santiago” há dez anos. “Apesar da distância, tenho a impressão de que são filmes aparentados. Não me refiro apenas ao aspecto pessoal dos documentários, mas também ao modo como eles foram realizados”, escreveu o diretor em um comunicado divulgado à imprensa. “‘Santiago’ talvez seja sobre o pai, enquanto ‘No Intenso Agora’ é sobre a mãe”, completou.

O documentário, produzido pela Videofilmes, reúne cenas históricas das rebeliões ocorridas na década de 1960 em todo o mundo.

Da China, vieram imagens feita pela mãe do diretor, em filmes caseiros rodados em 1966 durante a fase inicial da Revolução Cultural. Os demais registros são de 1968, da revolta estudantil em maio em Paris, das forças soviéticas dando fim à Primavera de Praga e de protestos no Rio de Janeiro, entre outros.

O documentário vai se juntar a outros dois filmes brasileiros anteriormente selecionados para a mostra Panorama: “Vazante”, de Daniela Thomas, e “Pendular”, de Júlia Murat.

Além destes, o cinema brasileiro também estará representado na mostra competitiva, por meio de “Joaquim”, cinebiografia de Tiradentes dirigida pelo cineasta Marcelo Gomes (“Era uma Vez Eu, Veronica”), e também na seção Generation, dedicada a filmes com temáticas e protagonistas adolescentes, com “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira, e “As Duas Irenes”, de Fábio Meira.

O Festival de Berlim 2017 vai acontecer entre os dias 9 e 19 de fevereiro na capital alemã.