A rede americana NBC divulgou o primeiro comercial da 6ª e infelizmente última temporada da série sobrenatural “Grimm”. A prévia mostra Nick e seus aliados sendo perseguidos pelas forças da organização secreta Garra Negra, que agora são comandadas pelo Capitão Sean Renard (Sasha Roiz).
Criada por dois veteranos do buffyverso, David Greenwalt (que além de escrever “Buffy” foi cocriador do spin-off “Angel”) e Jim Kouf (roteirista de “Angel”), em parceria com o cineasta Stephen Carpenter (do cult “Criação Monstruosa”), a série resgatou as tramas de mitologia, conspiração e personagens sobrenaturais que marcaram a trajetória de “Buffy” e “Angel” na televisão, partindo da premissa que as fábulas encantadas eram baseadas em criaturas reais, e que um submundo habitado por monstros coexiste, desde a antiguidade, com a humanidade.
Na temporada anterior, “Grimm” manteve média 4 milhões de telespectadores nas noites de sexta-feira, que historicamente registram o pior público da semana televisiva. Esses números chegam a crescer até 90% quando consideradas gravações digitais e outras plataformas nos 7 dias seguintes à exibição original.
São os maiores números que a NBC atingiu nas noites de sexta nesta década, período em que viu fracassar todas as tentativas de emplacar uma nova atração para acompanhar o sucesso de “Grimm”, entre elas as séries “Dracula”, “Constantine” e “Hannibal”. Mesmo assim, o canal resolveu cancelar a atração, mas avisou com bastante antecedência, visando dar tempo para seus criadores preparem um desfecho para a trama.
A 6ª temporada estreia em 6 de janeiro e terá apenas 13 episódios. O último, apropriadamente batizado de “The End”, será exibido em 31 de março nos EUA. No Brasil, a série passa no canal pago Universal, que ainda não definiu a data dos episódios finais.