Netflix cancela série Marco Polo, que não terá mais episódios

A Netflix anunciou o cancelamento de “Marco Polo”, que não terá 3ª temporada. A série épica era uma das mais caras da plataforma, mas não rendia a repercussão esperada. Lançada no final […]

A Netflix anunciou o cancelamento de “Marco Polo”, que não terá 3ª temporada. A série épica era uma das mais caras da plataforma, mas não rendia a repercussão esperada.

Lançada no final de 2014, Marco Polo marcou o início dos investimentos pesados da Netflix em conteúdo próprio. Ao todo, a empresa investiu US$ 90 milhões nos dez primeiros episódios da série – um orçamento inferior apenas ao da HBO para “Game of Thrones”. A 2ª temporada, exibida em julho deste ano, foi ainda mais cara: US$ 110 milhões.

Criada por John Fusco (roteirista de “O Tigre e o Dragão: A Lenda Verde”), “Marco Polo” contava as aventuras do famoso explorador veneziano que desbravou o Oriente no século 13. A série trazia o ator italiano Lorenzo Richelmy (“100 Metri dal Paradiso”) no papel-título, como um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda, escrevendo relatos que se tornaram as principais fontes de informação da Europa sobre a Ásia na Idade Média. Na trama, ele acaba prisioneiro, depois conselheiro do reino de Kublai Khan, em meio a uma guerra brutal pelo controle da China, um país onde reinam as artes marciais, intrigas sexuais, manobras políticas e guerreiros sedentos por sangue.

O elenco também contava com Benedict Wong (“Doutor Estranho”) como o imperador Kublai Khan, além de Zhu Zhu (“O Homem Com Punhos de Ferro”), Joan Chen (“Desejo e Perigo”), Remy Hii (série “Neighbours”), Olivia Cheng (“A Arte da Guerra II”), Uli Latukefu (minissérie “Devil’s Playground”), Tom Wu (série “Da Vinci’s Demons”) e a 2ª temporada ainda contou com a atriz malaia Michelle Yeoh (“O Tigre e o Dragão”) e o irlandês Gabriel Byrne (“Os Suspeitos”) como o Papa Gregório X.

A Netflix não confirmou os motivos que levaram ao cancelamento, mas diz que a decisão foi tomada em conjunto com a produtora The Weinstein Co. “Queremos agradecer a todos os nossos parceiros de Marco Polo”, disse a vice-presidente de conteúdo original Cindy Holland em um comunicado. “Desde os atores, cujas performances eram apaixonantes e de alto nível, ao comprometimento dos produtores e sua equipe, que entregaram seus corações à série”.

Em uma mesa-redonda recente, organizada pela revista The Hollywood Reporter, Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, chegou a classificar a série como “irrelevante”, embora ela tivesse sido bem aceita na Ásia e na Europa.

Dessa forma, Marco Polo se junta à até agora pequena lista de produções descontinuadas pela Netflix, ao lado de “Bloodline”, “Lilyhammer” e “Hemlock Grove”. Vale observar que todas as demais tiveram três temporadas – “Bloodline” atualmente produz sua 3ª. “Marco Polo” foi a primeira série da Netflix cancelada em sua 2ª temporada.