John Williams confessa que nunca assistiu nenhum filme de Star Wars no cinema

Difícil imaginar “Star Wars” sem sua trilha sonora retumbante, uma das mais famosas já feitas em Hollywood, tanto que o filme original de 1977 rendeu o segundo Oscar da carreira do compositor […]

Difícil imaginar “Star Wars” sem sua trilha sonora retumbante, uma das mais famosas já feitas em Hollywood, tanto que o filme original de 1977 rendeu o segundo Oscar da carreira do compositor John Williams. Quarenta anos depois, porém, o autor da orquestração fez uma revelação surpreendente, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mirror: ele nunca assistiu aos filmes da franquia no cinema.

“Eu nunca vi nenhum dos filmes de ‘Star Wars’ e isso é absolutamente verdade” disse ele. “Quando termino um filme, estive vivendo tanto com ele, gravando para ele, e assim por diante. Você sai do estúdio e diz: ‘Ah, está acabado.”

“Eu não tenho esse impulso de ir ao cinema para assisti-lo — talvez algumas pessoas achem isso estranho — e ouvir gravações da minha música, só muito, muito raramente.”

Claro que, no contexto, isso não significa que ele nunca viu os longas da saga. Não é o mesmo caso de, por exemplo, Ennio Morricone, que compôs a trilha de “Os Oito Odiados” (2015) baseado apenas no roteiro.

O que acontece é que os compositores de Hollywood trabalham com projeções e/ou vídeos dos filmes em telas do estúdio de gravação. E para Williams isso já é suficiente. Tano que ele é crítico dos filmes da saga. “Muitos deles não são muito memoráveis. [Mas] É provavelmente a música mais popular que eu fiz.”

Recordista de indicações ao Oscar, Williams atingiu sua 50ª nomeação em 2016, justamente por “Star Wars: O Despertar da Força”.

O recém-lançado “Rogue One: Uma História Star Wars” foi o primeiro filme da franquia sem trilha de Williams. Mesmo assim, Michael Giacchino fez referências explícita à música original do grande maestro de Hollywood.