Filme 3D de tecnologia revolucionária de Ang Lee será lançado direto em vídeo no Brasil

Cercado de expectativas, o novo filme de Ang Lee deveria marcar época, como o primeiro longa de ficção filmado em 3D com resolução digital 4K e versão original de 120 quadros por […]

Cercado de expectativas, o novo filme de Ang Lee deveria marcar época, como o primeiro longa de ficção filmado em 3D com resolução digital 4K e versão original de 120 quadros por segundo — ou seja, cinco vezes mais rápido do que o padrão das últimas nove décadas.

Para se ter ideia, os 48 quadros por segundo de “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, em 2012, foram considerados uma audácia corajosa de Peter Jackson.

Pois a obra de Ang Lee é quatro vezes mais audaciosa.

Todos concordam que sua fotografia é o registro mais perfeito e realista já visto no cinema, capaz de tornar risível o impacto das primeiras sessões de “Avatar” em 3D.

Entretanto, “A Longa Caminhada de Billy Lynn” foi uma enorme e retumbante fracasso. Lançado há um mês, o filme fez só US$ 1,7 milhões nos EUA. E toda a sua tecnologia cara para gerar imagens deslumbrantes será desperdiçada em seu lançamento no Brasil. A Sony resolveu que irá distribui-lo direto em vídeo. Isto mesmo. 120 quatros por segundo… num DVD! Com sorte, Blu-ray.

Muitos apontam que o ultrarrealismo digital é incômodo de acompanhar, especialmente por conta da opção do diretor de incluir muitos closes, mostrando detalhes de pele que nem dermatologistas costumam perceber. Outros alegam que as belas imagens são um apanhado de cenas sem história que as torne coerentes. E também há quem lamente que, por mais que o filme contenha explosões de batalha, trata-se de um drama incapaz de produz qualquer maravilhamento que justifique o investimento.

Inspirado no livro homônimo de Ben Fountain, finalista do National Book Awards em 2012, “Billy Lynn” não poderia ser mais diferente da fantasia “As Aventuras de Pi” (2012), o longa anterior de Lee. O filme se passa em dois tempos e estabelece um paralelo visual entre as experiências traumáticas de Billy no Oriente Médio e um tributo a soldados, o recruta à frente, em um jogo de futebol americano no Dia de Ação de Graças. A partida foi inspirada em evento real que contou em 2004 com a participação do grupo vocal feminino Destiny’s Child. No filme, uma figurante interpreta a jovem Beyoncé, olhada com admiração pelo protagonista, o estreante inglês Joe Alwyn.

Os companheiros de Billy, igualmente marcados pelo absurdo da guerra, logo voltarão ao campo de batalha. Mas o protagonista enfrenta a resistência da irmã, vivida por Kristen Stewart. Ela tenta convencê-lo a pedir uma licença para lidar com o transtorno de estresse pós-traumático causado pela guerra. E esta é a história.

O elenco também inclui Vin Diesel (“Velozes e Furiosos”) e o veterano Steve Martin (“Simplesmente Complicado”).

Apesar do fracasso, Lee quer filmar seu próximo longa, “Thrilla in Manila”, sobre a terceira e derradeira luta entre Muhammad Ali (1942-2016) e Joe Frazier (1944-2011), novamente em 3D ultrarrealista. Resta saber se o diretor, duplamente vencedor do Oscar, conseguirá aprovar o orçamento para a nova experiência.