Diretor de Aquarius será coordenador de cinema de novo centro cultural de São Paulo

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”, será o coordenador de cinema do novo IMS (Instituto Moreira Salles), centro cultural a ser aberto em julho na Avenida Paulista, no número […]

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor de “Aquarius”, será o coordenador de cinema do novo IMS (Instituto Moreira Salles), centro cultural a ser aberto em julho na Avenida Paulista, no número 2424. O cineasta foi escolhido, segundo a instituição, pela experiência de quase 20 anos como programador de cinemas no Recife.

“Gosto muito de trazer filmes, de mostrar filmes de muitos lugares que teriam ou não distribuição garantida no Brasil. Fazer programação é compartilhar, difundir, permitir que o amor pelo cinema seja amplificado”, afirmou Mendonça, que dirige a Jornada Internacional de Cinema do Recife.

O IMS Paulista abrirá suas portas com uma mostra gigante do suiço-americano Christian Marclay, a videoinstalação “The Clock”, vencedora do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2011. Trata-se de uma experiência cinematográfica de 24 horas de duração que usa milhares de fragmentos de filmes.

O centro cultural terá também, no seu quarto andar, uma filial da Livraria da Travessa, uma instituição do Rio, além de uma filial do restaurante Mocotó, o novíssimo Balaio, do chef Rodrigo Oliveira, um café, biblioteca especializada em fotografia, sala de cinema e exposições.

Construído “sem incentivos fiscais”, segundo Flávio Pinheiro, superintendente do IMS, o edifício de 1,2 mil m2 foi erguido num terreno arrematado em leilão em 2003. E todo o seu conceito é sustentável, com elevadores e escadas rolantes que reutilizam a própria energia para funcionar e iluminação inteira de LED.

As novidades foram apresentadas nesta segunda (5/12) em uma entrevista coletiva em São Paulo, na sede antiga do instituto, em Higienópolis.