China passa os EUA como o país com mais salas de cinema do mundo

A China superou os Estados Unidos como o país com mais salas de cinema do mundo. A informação vem de dados oficiais do país, publicados na terça (20/12) pela Administração Estatal de […]

A China superou os Estados Unidos como o país com mais salas de cinema do mundo. A informação vem de dados oficiais do país, publicados na terça (20/12) pela Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão da China, citada pela agência oficial Xinhua.

Segunda economia mundial, a China tinha apenas o dobro de salas do Brasil em 2010: 6.256. Mas uma política arrojada de investimentos no setor fez o número saltar para 31.600 salas em cinco anos. Este total continuou crescendo e chegou ao fim de 2016 com 40.917 salas. Detalhe: 85% destes cinemas tem capacidade para projetar filmes em 3D.

De acordo com a Associação Nacional de Proprietários de Cinema dos EUA, o país tem 40.759 salas, 159 a menos que a China alega possuir. Mais um detalhe: empresários chineses são donos de uma das maiores redes de cinema dos EUA, a AMC.