Mostra de São Paulo premia filme venezuelano

A 40ª Mostra Internacional de São Paulo premiou o filme venezuelano “El Amparo”, estreia do diretor Rober Calzadilla, sobre o embate entre o Exército venezuelano e um grupo de colombianos acusados de […]

A 40ª Mostra Internacional de São Paulo premiou o filme venezuelano “El Amparo”, estreia do diretor Rober Calzadilla, sobre o embate entre o Exército venezuelano e um grupo de colombianos acusados de serem guerrilheiros, na região da fronteira entre os dois países.

“El Amparo” recebeu por unanimidade o troféu de Melhor Filme, conferido pelo júri internacional do evento, que premia apenas novos diretores, com até dois longas no currículo.

Duas atrizes receberam menção honrosa: Mirjana Karanovic, como uma mulher forçada a lidar com um câncer e com o passado misterioso do marido, na coprodução da Sérvia Bósnia e Croácia “A Boa Esposa”, e Lene Cecilia Sparrok, como uma garota que é forçada a esconder os rastros de sua minoria étnica para ser aceita, no sueco “Sámi Blood”.

O iraniano “Maat”, de Saba Kazemi, levou o prêmio Abbas Kiarostami, instituído este ano em homenagem ao cineasta falecido em junho, que destaca filmes que expandem o limite da narrativa clássica. A trama do vencedor gira em torno do dilema moral de um grupo de famílias, após encontrar dinheiro escondido num imóvel.

O júri internacional foi composto pela diretora americana Bette Gordon, o diretor paulista Jeferson De, a produtora argentina Lita Stantic, o diretor francês Nicolas Klotz, o diretor e produtor belga Peter Brosens, e o diretor de som português Vasco Pimentel.

Já os favoritos do público foram outros. Entre os filmes internacionais, o público preferiu o sul-coreano “The Handmaiden”, de Park Chan-wook e os documentários “Gurumbé”, de Miguel Rosales, sobre o flamenco, e “Gaga – O Amor pela Dança”, de Tomer Heymann, que aborda um coreógrafo israelense e não uma cantora pop americana.

Entre os nacionais, a votação popular destacou “Era o Hotel Cambridge”, drama sobre uma ocupação urbana dirigido por Eliane Caffé, e “Martírio”, documentário de Vincent Carelli sobre a impunidade no assassinato de índios, denunciado pelo diretor como um verdadeiro genocídio que acontece diariamente no Mato Grosso do Sul.

Por fim, a crítica premiou outra mostra de filmes: “Depois da Tempestade”, drama familiar do japonês Hirokazu Koreeda, que já tem distribuição garantida no Brasil, e o documentário brasileiro “Pitanga”, que a atriz Camila Pitanga filmou, ao lado do diretor Beto Brant, sobre seu pai, o ator Antonio Pitanga.

A Mostra continua agora com sua tradicional sessão de “repescagem” no CineSesc, que até a próxima quarta (9/11) exibirá alguns dos destaques do evento.

Clique nos títulos dos destaques para assistir aos trailers de cada obra.