Moana muda seu título na Itália para evitar confusão com lendária atriz pornô

A Disney resolveu mudar o título da nova animação “Moana” na Itália. O objetivo parece ter sido evitar que a nova princesa do estúdio seja confundida com uma lendária atriz pornô do […]

A Disney resolveu mudar o título da nova animação “Moana” na Itália. O objetivo parece ter sido evitar que a nova princesa do estúdio seja confundida com uma lendária atriz pornô do país. Por conta disso, ela se chamará Oceania.

Moana Pozzi foi uma das estrelas mais famosas da pornografia italiana, catapultada para o estrelato com “Fantástica Moana”, em 1987. Ela estrelou mais de 100 filmes adultos, inclusive sua própria animação, “Moanaland” (1991), e, no auge da fama, chegou a desfilar para Karl Legerfeld, num dos muitos escândalos que protagonizou antes de morrer de forma precoce em 1994, aos 33 anos, de um tumor no fígado.

A Disney, porém, não quis comentar o motivo da alteração. Uma fonte ouvida pelo site The Hollywood Reporter disse apenas que o estúdio frequentemente muda os títulos por uma ampla variedade de motivos.

Contrariando esta resposta vaga, a Disney tem buscado uniformizar seus títulos internacionais, chegando ao ponto de contrariar a tradição ao rebatizar a fada Sininho de Tinker Bell para marketar seus novos desenhos animados. Até o ursinho Puf virou Pooh no Brasil, como na língua inglesa.

Portanto, o lançamento de “Oceania” na Itália vai na contramão desta tendência, até então universal.