Mila Kunis publica desabafo denunciando machismo de Hollywood

A Mila Kunis (“Perfeita É a Mãe”) publicou um desabafo, na forma de carta aberta no site APlus, denunciando as atitudes machistas de alguns produtores com quem precisou trabalhar em sua trajetória […]

A Mila Kunis (“Perfeita É a Mãe”) publicou um desabafo, na forma de carta aberta no site APlus, denunciando as atitudes machistas de alguns produtores com quem precisou trabalhar em sua trajetória profissional. No texto, ela conta que foi ameaçada quando se negou a posar seminua na capa de uma revista masculina para promover um determinado longa-metragem. E ao fazer isso, ouviu que “nunca mais trabalharia” em uma produção cinematográfica novamente.

“Me senti objetificada e pela primeira vez na minha carreira eu disse não”, afirmou a atriz de 33 anos. “Advinha? O mundo não acabou. O filme fez bastante dinheiro e depois participei de outro projeto, depois outro e mais outro”, completou.

“Ao longo da minha carreira, houve momentos em que eu fui insultada, marginalizada, menos remunerada, criativamente ignorada e diminuída por causa do meu gênero. Fui ensinada que é preciso jogar com a regra dos garotos para uma mulher se dar bem nessa indústria. Mas quanto mais trabalho, mais vejo que isso é uma imensa besteira”, ela afirma.

Mesmo quando decidiu criar sua própria produtora, ao lado de outras três mulheres, Kunis teve de lidar com o sexismo em outra ocasião, quando a Orchard Farm Productions iniciou uma parceria com um influente produtor homem.

“Durante o processo para apresentar este novo projeto de série de TV para uma grande rede, muitos e-mails foram trocados”, contou Kunis. “Nesta cadeia de e-mais, este produtor escolheu escrever o seguinte: ‘…e a Mila é uma mega estrela. Uma das maiores atrizes de Hollywood que em breve será a esposa de Ashton [Kutcher] e a mãe de um bebê!!!'”

“Ele reduziu o meu valor a nada mais do que o meu relacionamento com um homem bem sucedido e minha habilidade de gerar filhos. Ele ignorou minhas significantes contribuições logísticas e criativas”, contou a atriz, no desabafo, novamente sem dar nomes aos bois.

“Somos inundados com histórias da superioridade masculina que nos cegam até ao ponto de estruturar as nossas próprias relações. Portanto, daqui em diante, quando for confrontada com esse tipo de comentários, sutis ou evidentes, irei agir à altura”, declarou.

A denúncia, entretanto, fica pela metade, pois Mila segue o exemplo de outras atrizes que já publicaram textos similares, sem dar nomes aos responsáveis. Com medo de retaliação, não dizem que foi fulano no filme tal. Assim, o produtor anônimo se sente à vontade para continuar agindo do mesmo jeito em outros filmes. E o desabafo fica por isso mesmo, alimentando rumores, boatos e lendas de Hollywood.