Hairspray Live: Especial televisivo revela número musical completo com Ariana Grande e Jennifer Hudson

A rede americana NBC divulgou um número musical completo de “Hairspray Live!”, com a participação das cantoras Ariana Grande e Jennifer Hudson. As duas fazem parte do elenco da produção, que será […]

A rede americana NBC divulgou um número musical completo de “Hairspray Live!”, com a participação das cantoras Ariana Grande e Jennifer Hudson. As duas fazem parte do elenco da produção, que será o quarto especial musical ao vivo da NBC, desde que a emissora inaugurou a mania desse tipo de atração de fim de ano com a montagem de “The Sound of Music Live” (A Noviça Rebelde Ao Vivo) em 2013.

O “aperitivo” aconteceu nas ruas de Nova York, durante as festividades do Dia de Ação de Graças. O elenco inteiro participou do número, em que os artistas apresentaram “You Can’t Stop The Beat”, um dos grandes sucessos da versão da Broadway de “Hairspray”. A versão completa do especial só será vista daqui a duas semanas na TV americana.

Vale lembrar que esta será a quarta encarnação diferente de “Hairspray”, que surgiu como uma comédia de cinema, baseada nas memórias de juventude do diretor underground John Waters. Até então considerado maldito, Waters conheceu o sucesso ao escrever e dirigir o filme em 1988. A história se tornou tão popular que ganhou adaptação musical na Broadway. A ironia é que a versão teatral fez ainda mais sucesso e rendeu uma nova adaptação cinematográfica em 2007, com muito mais música e dança. Agora, é a vez da versão televisiva, por sua vez baseada na montagem teatral.

A trama permanece a mesma, evocando o começo dos anos 1960, época do programa “American Bandstand”, em que discos de sucesso eram dançados por adolescentes na TV. Fã do programa, a gordinha Tracy consegue ser aprovada para dançar ao lado dos jovens perfeitos que marcavam a TV da época e começa a se destacar, causando inveja na loirinha principal. Além de incluir uma subtrama romântica, o filme também abordava o racismo do programa e a diferença da música negra para a versão pop branquinha dos sucessos da época.

Waters, que costumava trabalhar com a transexual Divine em filmes adultos, a escalou como a mãe de Tracy na produção voltada para adolescentes, e isso teve um impacto pouco mensurado na época. Desde então, o papel tem sido feito por homens, sem despertar polêmica. No cinema, até John Travolta viveu a personagem.

A nova versão televisiva está a cargo da dupla Neil Meron e Craig Zadan, que assinou os três musicais anteriores – “The Sound of Music Live”, “Peter Pan Live” e “The Wiz Live”. A direção é de outra dupla: Kenny Leon (“The Wiz Live”) e Alex Rudzinski (que fez “Grease Live!” na Fox).

E além de Jennifer Hudson (“Dreamgirls”) e Ariana Grande (série “Sam & Cat”), o elenco completo inclui Dove Cameron (“Descendentes”), Kristin Chenoweth (também de “Descendentes”), Garrett Clayton (série “The Fosters”), Martin Short (“O Pai da Noiva”), Harvey Fierstein reprisando o papel de Edna Turnblad, que lhe rendeu um Tony na montagem da Broadway, e a estreante Maddie Baillio como a protagonista Tracy Turnblad.

“Hairspray Live!” será exibido em 7 de dezembro nos EUA.