A gigante de telecomunicação americana AT&T fechou a compra do conglomerado de mídia Time Warner por US$ 85,4 bilhões, de acordo os jornais americanos Wall Street Journal e The New York Times.
Após sair na imprensa, AT&T confirmou na noite de sábado (22/10) o acordo para comprar a Time Warner e revelou os valores. Que também incluem a dívida do grupo, o que elevara o valor do negócio para… US$ 108,7 bilhões.
Em compensação, a fusão dos negócios das duas companharias formará uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, avaliada em US$ 300 bilhões.
A negociação é muito, mas muito maior que a compra da NBCUniversal pela operadora de TV paga Comcast. Em 2011, a Comcast pagou US$ 30 bilhões pela rede NBC, o estúdio Universal e alguns canais pagos.
A operação atual faz parte de um plano de AT&T de avançar na produção de conteúdo. A AT&T é uma das principais empresas de telefonia dos Estados Unidos, que também oferece serviços de assinaturas de TV paga e banda larga móvel e fixa. A companhia faturou US$ 147 bilhões em 2015 e seu valor de mercado atual é de US$ 230 bilhões.
A Time Warner, por sua vez, é uma das maiores empresas da indústria de TV e cinema dos Estados Unidos, com valor de mercado em US$ 70 bilhões. A companhia é dona dos canais de TV HBO, CNN, TBS, TNT e Cartoon Network, entre outros, além de sócia na rede CW, no serviço de streaming Hulu, proprietária da editora de quadrinhos DC Comics, além de possuir o famoso estúdio de cinema Warner Bros. Em 2015, o grupo faturou US$ 28 bilhões.
A AT&T já vinha avançando no ramo de mídia antes mesmo das negociações com a Time Warner. A empresa comprou no ano passado o provedor de TV por satélite DirecTV por US$ 48,5 bilhões.
O objetivo da empresa é fazer frente à expansão da Netflix, aliando sua infraestrutura de telecomunicações e assinatura à exclusividade do conteúdo da Warner, o que lhe permitirá uma vantagem sobre a concorrência. A fusão criará um grupo de mídia e tecnologia com controle sobre um vasto número de empresas de comunicação e de entretenimento, assim como os recursos para sua difusão.
“Conteúdo de qualidade sempre vence. Isso é verdade em grandes telas, na TV e agora está se provando verdade nas telas de celular. Nós vamos ter o melhor conteúdo premium adicionado à experiência de entregar isso para cada tela”, disse o presidente-executivo da AT&T, Randall Stephenson, em comunicado a investidores.
A Timer Warner também já era alvo de propostas de concorrentes. Em 2014, o presidente da empresa recusou uma oferta de compra do grupo de mídia 21 Century Fox, dono do estúdio 20th Century Fox e da rede Fox.
Além da AT&T, a Apple também estava entre os interessados na aquisição da Time Warner, de acordo com reportagem do Wall Street Journal.
Como se tratam de empresas gigantes, a incorporação deverá passar pelo crivo dos órgãos reguladores americanos e envolver várias etapas de reestruturação, num processo longo de duração indeterminada.