Diretor de clipes de Beyoncé vai filmar cinebiografia da banda de black metal Mayhem

O diretor sueco Jonas Akerlund (“Spun – Sem Limites”), que fez clipes de Madonna e trabalhou no aclamado “Lemonade”, de Beyoncé, vai trocar o pop pelo black metal. Ele finalmente vai tirar […]

O diretor sueco Jonas Akerlund (“Spun – Sem Limites”), que fez clipes de Madonna e trabalhou no aclamado “Lemonade”, de Beyoncé, vai trocar o pop pelo black metal. Ele finalmente vai tirar do papel um projeto anunciado em 2015, sua cinebiografia da polêmica banda Mayhem.

Um fato pouco mencionado é que o diretor das divas da música pop foi membro fundador do Bathory, um dos primeiros grupos de black metal nos anos 1980. Ele era o baterista original da banda sueca formada em 1983 – bem antes, portanto, do Mayhem colocar o gênero nas colunas policiais.

Intitulado “Lords of Chaos”, o filme definiu seu elenco com uma contratação inusitada, a cantora pop Sky Ferreira (“Canibais”). Segundo o site Deadline, Rory Culkin (“Pânico 4”), irmão mais novo de Macaulay Culkin, Jack Kilmer (“Dois Caras Legais”), filho de Val Kilmer, e Emory Cohen (“Brooklyn”) interpretarão os integrantes da banda. Valter Skarsgård, irmão mais novo de Alexander Skarsgård, também está no elenco.

Escrito pelo próprio Akerlund, em parceria com Dennis Magnusson (“Inferno na Ilha”), o longa vai contar a história real dos jovens de Oslo, na Noruega, que popularizaram um novo gênero musical nos anos 1980, o “black metal norueguês”, combinando a música da sua banda com atitudes chocantes. Mas a linha entre realidade e publicidade logo começou a se fundir, e a banda se viu envolvida em crimes incendiários, violência, suicídio e até assassinato.

Para quem não lembra, o Mayhem se tornou notório pelo acúmulo de histórias bizarras. Alguns anos após sua formação, os músicos decidiram se mudar para uma casa no meio de uma floresta em Oslo, onde ensaiavam, compunham odes a Satã, enchiam a cara e planejavam atentados incendiários contra igrejas católicas. Com a convivência, o vocalista, apelidado de Dead, e o guitarrista Euronymous brigaram diversas vezes. Em 1991, Dead se suicidou dentro casa, deixando um bilhete em que pedia desculpas pelo sangue derramado. Em vez de chamar a polícia, Euronymous comprou uma câmera descartável e fotografou o corpo. Dois anos depois, o recém-admitido Varg Vikernes matou Euronymous com 23 facadas. Segundo Varg, ele atacou antes que o guitarrista levasse adiante um plano para torturá-lo até a morte enquanto filmava.

No filme, Culkin será Euronymous, Cohen viverá Varg, Jack Kilmer interpretará Dead, Valter Skarsgård incorporará Faust e Sky Ferreira dará vida a uma personagem chamada Ann-Marit, que não faz parte de nenhuma banda da época. Uma possibilidade é Ann-Marit Sæbønes, prefeita de Oslo no período do assassinato de Euronymus. Já Faust deve ser Bård Faust, integrante da banda Emperor, que no início dos anos 1990 matou um gay à facadas e queimou igrejas com Euronymous e Varg.

Em nova formação, o Mayhem acaba de passar pelo Brasil em turnê.