3%: Veja o novo teaser da primeira série brasileira da Netflix

A Netflix divulgou um novo teaser de “3%”, sua primeira série brasileira original. A prévia traz João Miguel (“Xingu”) falando sobre o Processo que dará a 3% dos candidatos ao teste um […]

A Netflix divulgou um novo teaser de “3%”, sua primeira série brasileira original. A prévia traz João Miguel (“Xingu”) falando sobre o Processo que dará a 3% dos candidatos ao teste um lugar na sociedade perfeita desta distopia.

“3%” é uma série de ficção científica criada por Pedro Aguilera (“Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou!”), que segue o mesmo estilo das franquias distópicas juvenis que fizeram sucesso recente no cinema, como “Jogos vorazes”, “Divergente” e “Maze Runner”. Mas o piloto foi divulgado no YouTube em 2011, antes do gênero virar tendência. Já na época chamou atenção da Pipoca Moderna, que apontou seu potencial.

A trama retrata uma sociedade futurista dividida entre o progresso e a devastação. A história acompanha jovens que pertencem ao lado desfavorecido e querem tentar a sorte do outro lado, mas para isso precisam passar por um processo de seleção, e só 3% conseguem. No projeto original, isto embutia uma crítica ao vestibular e ao sistema de ensino. Mas a produção da série transformou o tema numa questão social mais ampla.

Os sete episódios estreiam em 25 de novembro com direção do uruguaio Cesar Charlone (“Artigas, La Redota”), que foi indicado ao Oscar pela fotografia de “Cidade de Deus” (2002).