A Cidade Onde Envelheço vence o Festival de Brasília

Primeiro longa de ficção da documentarista Marília Rocha, “A Cidade Onde Envelheço” foi o grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, o filme recebeu quatro troféus Candangos. […]

A Cidade Onde Envelheço

Primeiro longa de ficção da documentarista Marília Rocha, “A Cidade Onde Envelheço” foi o grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, o filme recebeu quatro troféus Candangos. Além de Melhor Filme, também rendeu o prêmio de Melhor Direção para Rocha, Ator Coadjuvante para Wederson Neguinho, e Atriz, que foi dividido entre Elizabete Francisca e Francisca Manuel.

O filme conta o drama de Teresa (Elizabete Francisca Santos), uma jovem portuguesa que decide deixar seu país para morar no Brasil, onde já está uma amiga (Francisca Manuel). O choque cultural rendeu alguns dos momentos mais bem-humorados do festival.

Ao contrário do júri, o público preferiu um documentário, “Martírio”, de Vincent Carelli, que retrata o drama dos índios Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, em luta centenária para permanecer em seu território. Foi um dos longas mais aplaudidos durante a competição e também ganhou um Prêmio Especial do Júri.

A animação “Quando os Dias Eram Eternos”, de Marcus Vinicius Vasconcelos, venceu como melhor curta.

Segundo a organização do festival, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos filmes deste ano. Mas, após a abertura marcada por forastemer, o encerramento aconteceu sem a presença de autoridades e com poucos premiados para receber os troféus.

Retomando a tradição de lançar novos filmes, todos os longas em competição no evento eram inéditos no Brasil. Confira abaixo a relação dos longas premiados e a lista completa dos vencedores no site do festival.

Longas Premiados no Festival de Brasília 2016

Melhor Filme
A Cidade Onde Envelheço

Melhor Filme – Júri Popular
Martírio

Melhor Filme – Júri da Crítica
Rifle

Prêmio Especial do Júri
Martírio

Melhor Direção
Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço)

Melhor Ator
Rômulo Braga (Elon Não Acredita na Morte)

Melhor Atriz
Elizabete Francisca e Francisca Manuel (A Cidade Onde Envelheço)

Melhor Ator Coadjuvante
Wederson Neguinho (A Cidade Onde Envelheço)

Melhor Atriz Coadjuvante
Samya De Lavor (O Último Trago)

Melhor Roteiro
Rifle

Melhor Fotografia
O Último Trago

Melhor Direção de Arte
Deserto

Melhor Trilha Sonora
Vinte Anos

Melhor Som
Rifle

Melhor Montagem
O Último Trago

Prêmio Conterrâneos
Vinte Anos

Prêmio Marco Antônio Guimarães
Martírio