Primeiro longa de ficção da documentarista Marília Rocha, “A Cidade Onde Envelheço” foi o grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ao todo, o filme recebeu quatro troféus Candangos. Além de Melhor Filme, também rendeu o prêmio de Melhor Direção para Rocha, Ator Coadjuvante para Wederson Neguinho, e Atriz, que foi dividido entre Elizabete Francisca e Francisca Manuel.
O filme conta o drama de Teresa (Elizabete Francisca Santos), uma jovem portuguesa que decide deixar seu país para morar no Brasil, onde já está uma amiga (Francisca Manuel). O choque cultural rendeu alguns dos momentos mais bem-humorados do festival.
Ao contrário do júri, o público preferiu um documentário, “Martírio”, de Vincent Carelli, que retrata o drama dos índios Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, em luta centenária para permanecer em seu território. Foi um dos longas mais aplaudidos durante a competição e também ganhou um Prêmio Especial do Júri.
A animação “Quando os Dias Eram Eternos”, de Marcus Vinicius Vasconcelos, venceu como melhor curta.
Segundo a organização do festival, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos filmes deste ano. Mas, após a abertura marcada por forastemer, o encerramento aconteceu sem a presença de autoridades e com poucos premiados para receber os troféus.
Retomando a tradição de lançar novos filmes, todos os longas em competição no evento eram inéditos no Brasil. Confira abaixo a relação dos longas premiados e a lista completa dos vencedores no site do festival.
Longas Premiados no Festival de Brasília 2016
Melhor Filme
A Cidade Onde Envelheço
Melhor Filme – Júri Popular
Martírio
Melhor Filme – Júri da Crítica
Rifle
Prêmio Especial do Júri
Martírio
Melhor Direção
Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço)
Melhor Ator
Rômulo Braga (Elon Não Acredita na Morte)
Melhor Atriz
Elizabete Francisca e Francisca Manuel (A Cidade Onde Envelheço)
Melhor Ator Coadjuvante
Wederson Neguinho (A Cidade Onde Envelheço)
Melhor Atriz Coadjuvante
Samya De Lavor (O Último Trago)
Melhor Roteiro
Rifle
Melhor Fotografia
O Último Trago
Melhor Direção de Arte
Deserto
Melhor Trilha Sonora
Vinte Anos
Melhor Som
Rifle
Melhor Montagem
O Último Trago
Prêmio Conterrâneos
Vinte Anos
Prêmio Marco Antônio Guimarães
Martírio