16 filmes brasileiros disputarão uma indicação no Oscar 2017

Dezesseis filmes brasileiros foram inscritos na comissão do Ministério da Cultura, que irá selecionar o representante do país na busca por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017. A […]

Divulgação/Vitrine Filmes

Dezesseis filmes brasileiros foram inscritos na comissão do Ministério da Cultura, que irá selecionar o representante do país na busca por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017. A lista das produções inscritas foi divulgada pela Secretaria do Audiovisual e conta, entre outros, com “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, e “Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes.

“Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, e “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, não foram incluídos na seleção por decisão de seus diretores, como protesto contra uma suposta “imparcialidade questionável” da comissão, no dizer de Mascaro, que colocaria o resultado em cheque. Os três diretores seguiram deixa de Kleber Mendonça Filho, que denunciou em carta aberta a inclusão do crítico Marcos Petrucelli, de visão política diferente da sua, como uma conspiração do “governo ilegítimo” contra seu filme “Aquarius”. Petrucelli criticou a photo-op de “Aquarius” no Festival de Cannes, quando Filho e seu elenco ergueram cartazes, em francês e inglês, para denunciar que “o Brasil não é mais uma democracia” por ter sofrido um “golpe de estado”.

Além dos três cineastas desistentes, a própria comissão sofreu baixas, com as saídas do cineasta Guilherme Fiúza Zenha, que alegou motivos pessoais, e da atriz Ingra Lyberatto, que revelou ter sofrido pressões extremas da classe. Os dois foram substituídos pelos cineastas Bruno Barreto e Carla Camurati. Além disso, a presença de Petrucelli foi garantida pelo Secretário do Audiovisual, Alfredo Bertini. Os demais integrantes do comitê julgador são Adriana Rattes, Luiz Alberto Rodrigues, George Torquato Firmeza, Bruno Barreto, Carla Camurati, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves.

Em nota, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, disse confiar “plenamente na isenção e na capacidade da comissão avaliadora”. “Será um trabalho difícil, pois a safra de filmes brasileiros está excelente”, afirmou.

Apesar da polêmica, a quantidade de filmes inscritos é alta. No ano passado, foram apenas nove títulos. E vale registrar que o responsável por polemizar todo o processo, Kleber Mendonça Filho, não retirou seu filme da competição, deixando seus três colegas solidários no vácuo.

Veja a lista completa de filmes:

“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho
“Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes
“Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo”, de Afonso Poyart
“Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner
“Campo Grande”, de Sandra Kogut
“Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”, de Belisário Franca
“Pequeno Segredo”, de David Schürmann
“O Roubo da Taça” de Caíto Ortiz
“A Despedida”, de Marcelo Galvão
“O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum
“Uma Loucura de Mulher”, de Marcus Ligocki Júnior
“Vidas Partidas”, de Marcos Schechtman
“Tudo que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado
“O Começo da Vida”, de Estela Renner
“A Bruta Flor do Querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade
“Até que a Casa Caia”, de Mauro Giuntini