Unidade Básica: Veja o trailer e 25 fotos dos personagens da nova série médica brasileira

O canal pago Universal divulgou 25 fotos dos personagens e o primeiro trailer de “Unidade Básica”, série que pretende abordar um lado pouco conhecido do SUS, a medicina de família brasileira. A […]

O canal pago Universal divulgou 25 fotos dos personagens e o primeiro trailer de “Unidade Básica”, série que pretende abordar um lado pouco conhecido do SUS, a medicina de família brasileira.

A série acompanha a rotina de médicos, enfermeiros e outros profissionais de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na periferia de São Paulo, mas, como a prévia adianta, concentra-se em dois pontos de vistas conflitantes. De um lado está o dr. Paulo (Caco Ciocler, de “Um Namorado para Minha Mulher”), médico de família que trabalha há mais de dez anos na mesma UBS. Ele se envolve com as histórias de vida de cada paciente, dá importância a questões emocionais e busca soluções não convencionais para os casos. Do outro, está a jovem médica Laura (Ana Petta, de “Trabalhar Cansa”). Recém-formada, seu projeto é ficar pouco tempo na UBS, onde pretende ganhar experiência e logo se tornar uma bem-sucedida especialista.

“Ela quer pedir exames, biopsias. É uma médica dedicada, mas o conhecimento que ela tem, a formação da escola médica tradicional, não dá conta da complexa realidade que ela encontra”, disse a atriz Ana Petta, na apresentação da série para a imprensa.

Anna e a irmã, Helena Petta, infectologista que faz doutorado na USP, com período em Harvard, foram as idealizadoras da série, produzida pela Gullane, empresa com currículo cinematográfico premiado, de “Bicho de Sete Cabeças” (2001) a “Que Horas Ela Volta?” (2015).

Embora seja uma obra de ficção, todos os casos da série são baseados em fatos reais. Seguindo o antigo padrão das redes de TV americanas, será mostrado, em cada episódio, um desafio médico diferente. Entre os exemplos, estão uma paciente diabética que não adere ao tratamento e um doente terminal de câncer que tem indicação de cuidados paliativos.

“Unidade Básica” estreia dia 11 de setembro e já gira um burburinho positivo entre os profissionais de medicina do país.