Elenco de Homem-Aranha: De Volta ao Lar recria pose famosa do filme Clube dos Cinco

O elenco de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” se juntou pela primeira vez numa foto tirada pela revista Entertainment Weekly durante a San Diego Comic-Con, que homenageia o famoso cartaz do filme […]

O elenco de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” se juntou pela primeira vez numa foto tirada pela revista Entertainment Weekly durante a San Diego Comic-Con, que homenageia o famoso cartaz do filme teen “Clube dos Cinco” (1985), clássico absoluto de John Hughes. Vale explicar que a imagem também repete as poses dos personagens registradas na capa de uma edição dos quadrinhos de “Spider-Man Loves Mary Jane”.

O detalhe é que, com a exceção do próprio Peter Parker/Homem-Aranha, todos aqueles personagens brancos dos quadrinhos são representados por atores negros nas mesmas posições.

Claro, Todd Holland (“Capitão América: Guerra Civil”) ocupa a posição do Homem-Aranha. E embora a Marvel não tenha confirmado oficialmente nada, Zendaya está na posição da ruiva Mary Jane, Tony Revolori (“O Grande Hotel Budapest”) ocupa o lugar do loiro Flash Thompson, Laura Harrier (série “One Life to Live”) preenche a vaga da loira Gwen (na verdade, seu papel é de outra loira, Liz Allen, no filme) e o estreante Jacob Batalon na posição de Liz Allen na foto (ele é a versão de cinema do também branco e adulto Ned Leeds).

Ironicamente, é inevitável constatar que faltam brancos na escalação do elenco jovem do filme.

Até esta produção, o Marvel Studios sempre fez questão de se diferenciar dos demais responsáveis por adaptações de seus quadrinhos ao se gabar por produzir versões mais fiéis às criações de Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e cia. É provável que, quando a Sony procurou a Marvel para relançar a franquia do Homem-Aranha, levou isto em conta: um parceiro capaz de dar mais credibilidade e fidelidade às adaptações do personagem.

Mas não é o caso deste filme, que apresenta um elenco mais “alternativo” que o universo Ultimate do próprio Homem-Aranha nos quadrinhos. Nem a Marvel ousou tanto em suas publicações, tendo o cuidado de introduzir um novo personagem quando quis fazer um “Homem-Aranha negro”. Peter Parker e seus amigos jamais mudaram de raça nas publicações da editora.

Agora, é esperar para ver a reação do público à nova versão dos personagens no terceiro reboot consecutivo do Homem-Aranha no cinema.

Com direção de Jon Watts (“A Viatura”) e roteiro de John Francis Daley e Jonathan Goldstein (do fraco reboot de “Férias Frustradas”), o novo “Homem-Aranha” tem estreia prevista para 6 de julho de 2017 no Brasil, um dia antes de seu lançamento nos EUA.